Acidente deixa sete pessoas feridas na Lúcio Meira
18 de março de 2019
Volta Redonda irá sediar 1º Seminário de Bibliotecas do Sul Fluminense
18 de março de 2019


Prefeitura de Barra Mansa age rápido para minimizar estragos provocados pelas chuvas

As fortes chuvas que caíram em Barra Mansa na noite deste domingo (17) provocaram estragos em diversos pontos da cidade. Desde as primeiras horas equipes da Defesa Civil, Secretaria de Manutenção Urbana, SAAE – BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Guarda Municipal atuassem de maneira a enfrentar os problemas mais graves provocados pelo temporal, evitando riscos e maiores perdas materiais à população atingida pela situação.

Segundo informações do coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, em três horas o volume de chuvas atingiu 70 milímetros. “Em geral, essa quantidade é registrada durante três dias de chuvas fortes, sem interrupção”.

Na Região Leste, foram registrados pontos de alagamento, o desabamento de três casas e queda de barreiras na BR-393, rodovia de responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e policiada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). Apesar dos inúmeros chamados da prefeitura, nenhum dos órgãos se mobilizou para a desobstrução da estrada, serviço que foi realizado pela própria administração municipal.

Pela manhã, ainda na Região Leste, a Defesa Civil interditou um Centro Educacional na Rua Santina Pereira de Melo, e vistoriou diversos imóveis na Rua Nilton Mariano de Lima.

O Rio Barra Mansa transbordou na altura dos bairros Santa Clara, Boa Sorte, Nova Esperança e São Luiz, em decorrência de uma tromba d’água na área Rural do município de Rio Claro. O nível do rio subiu de 0,55 metros para 4,59 no seu momento mais alto, por volta de 01:30 da manhã. Foi o maior volume de chuva já registrado para a região.

Por volta das 12 horas desta segunda-feira (18), o nível do Rio Paraíba do Sul estava em 2,84 metros. Em situações normais, o volume registrado é de 1.90 metros. O nível de reservatório de Furnas Centrais Elétricas esta em 83% e a vazão em 297 metros cúbicos por segundo.

A previsão do Climatempo para hoje (18) é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.

LIMPEZA – O prefeito Rodrigo Drable solicitou aos moradores atingidos pelas chuvas que não depositem nas ruas as terras decorrentes dos deslizamentos. A intenção é fazer o recolhimento desse material e outros entulhos de maneira organizada pela administração municipal com apoio das associações de moradores dos bairros.

Prefeitura organiza campanha de doação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está contabilizando o quantitativo de famílias desalojadas no município. Uma campanha de doação de móveis, em bom estado de conservação, agasalhos e alimentos não perecíveis já está sendo organizada.

A partir das 16 horas desta segunda-feira, um caminhão estará na Praça da Matriz de São Sebastião, para receber os donativos de alimentos e agasalhos. Já os móveis devem ser entregues diretamente na Secretaria de Assistência, localizada à Rua Oscar da Silva Marins, 252, próximo à prefeitura. Quem quiser doar e não tiver condições de entregar os móveis na sede do órgão, deve entrar em contato pelos telefones (24) 3322-8436/ 3322-8098 e 99987-5998. A secretaria providenciará um veículo para buscar os móveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *