Novas publicações sobre o Concurso: atenção ao prazo de entrega de Prova de Títulos
19 de março de 2019
Guarda Municipal recupera celular roubado
19 de março de 2019


Esclarecimento da Eletronuclear sobre incidente envolvendo transporte de combustível

As notícias veiculadas em vários sites e jornais davam conta de que um ataque ao transporte de urânio para a Usina Nuclear, havia ocorrido no bairro Frade, em Angra dos Reis. A assessoria da empresa desmentiu o fato e garantiu que não colocaria em risco a população nem o meio ambiente, pois o urânio contido em um elemento combustível está em estado natural, tendo o mesmo nível de radioatividade encontrado na natureza. Veja abaixo o comunicado da Eletronuclear.

A Eletronuclear esclarece que o comboio de transporte de combustível nuclear que seguia em direção a Angra dos Reis hoje pela manhã não foi atacado por bandidos. O carregamento, que tem como objetivo reabastecer Angra 2, chegou à central nuclear dentro do horário previsto, às 12h23.

Por volta das 12h, quando o comboio passava pelo Frade, em Angra dos Reis, ouviram-se tiros. Por precaução, e como contingência, policiais do Batalhão de Choque que acompanhavam o transporte se posicionaram às margens da rodovia, de forma a garantir a segurança do comboio, que em nenhum momento foi interrompido.

Após a passagem do comboio, alguns bandidos, assustados com o forte aparato policial, chegaram a efetuar disparos contra uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os policiais revidaram, mas não houve feridos nem danos materiais.

Para ser transportado de Resende – onde é fabricado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) – a Angra dos Reis, o combustível nuclear é acondicionado dentro de contêineres metálicos especialmente fabricados para essa tarefa. Esses invólucros passam por testes de resistência contra quedas e incêndios.

Se um tiro de arma de fogo conseguisse atravessar a proteção do contêiner, poderia danificar o combustível nuclear. No entanto, isso não colocaria em risco a população nem o meio ambiente. O urânio contido em um elemento combustível está em estado natural, tendo o mesmo nível de radioatividade encontrado na natureza.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *