Prefeitura de Volta Redonda acelera os trabalhos para a volta a normalidade
12 de abril de 2019
Aulas do CEMAM agora serão realizadas na Arena Esportiva, em VR
12 de abril de 2019


Secretaria de Meio Ambiente apresenta projetos para proteção de animais

SMMA conclui elaboração da Politica Municipal de Defesa Animal

A Prefeitura de Volta Redonda está avançando na proteção animal. O prefeito Samuca Silva deve enviar, ainda este mês, dois projetos de lei para a Câmara de Vereadores que trata sobre o tema. Os detalhes finais dos dois projetos de lei foram acertados pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Maurício Ruiz, e pelo prefeito, nessa quinta-feira, dia 11.

O primeiro projeto trata-se sobre a criação da Rede de Proteção e Defesa Animal e a obrigatoriedade em registro de identificação (microchip) em animais domésticos. Além de evitar o abandono animal e transmissão de doenças, a Rede também prevê fomentar ações para adoção responsável de animais abandonados.

O outro projeto de lei, que também será enviado ao Legislativo, é o que autoriza a prefeitura de Volta Redonda firmar convênio com ONGs e empresas privadas visando a defesa e o bem estar animal.

De acordo com o secretário Maurício Ruiz, o objetivo do governo municipal é proteger os animais.

– Já vínhamos trabalhando há algum tempo na formulação da Política Municipal, ouvindo a sociedade civil e membros do Conselho Municipal de Proteção Animal criado em 2017 pelo prefeito Samuca Silva. Colecionamos o que há de mais avançado no Brasil e que permitirá a criação de uma ampla rede pública de apoio aos defensores dos animais. Conseguiremos investir fortemente na educação pela guarda responsável. Clinicas participarão deste movimento e vários setores da prefeitura – disse o secretário.

Já o prefeito Samuca Silva destacou que a medida vai evitar abandonos de animais e garantir o bem estar animal e da sociedade.

– São projetos importantes. Temos ONGs realizando belos trabalhos na cidade e queremos também ajudar e fazer convênio para estimular esses trabalhos. Temos enorme carinho pelos animais e vamos fazer todo o possível para ampliar nossa rede protetora. Projetos similares foram aprovados em outras cidades e houve uma redução grande de abandono animal, principalmente por conta da identificação digital.  – acrescentou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *