Projeto “VR Cidade da Música” realizará apresentação na Igreja Santa Cecília
15 de maio de 2019
MPF promove diligências para apurar explosão na CSN em Volta Redonda
15 de maio de 2019


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Dandara e Zumbi de Volta Redonda

Candidatos podem se inscrever até dia 25, através de formulário online

Começou nesta quarta-feira, dia 15, as inscrições para o Prêmio Dandara e Zumbi, que é uma condecoração que dará reconhecimento aos negros e negras de Volta Redonda que se destacaram em 2018. Os candidatos podem se inscrever até o dia 25 de maio, através de formulário online na categoria desejada e deverão enviar uma fotografia com um breve release.

Trata-se de uma premiação realizada através do Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda, por meio de um regulamento e votação popular, com o objetivo de evidenciar o trabalho de artistas, produtores e intelectuais relacionados à cultura Afro-Brasileira. A premiação será realizada em uma cerimônia como comemoração do 29º aniversário do Memorial Zumbi dos Palmares, um evento com parceria da Secretaria Municipal de Cultura.

Podem se inscrever homens negros e mulheres negras residentes em Volta Redonda ou com atuação comprovada no município, maiores de 18 anos, com experiência coerente e destaque na categoria pretendida.

A secretária de Cultura Aline Ribeiro explicou como vai funcionar o Prêmio Zumbi. “Será realizado com votos populares online e os três candidatos mais votados em cada categoria serão anunciados na página do Conselho e da Secretaria Municipal de Cultura. A revelação dos premiados será realizada no dia 25 de junho, em uma Cerimônia de Premiação no Memorial Zumbi dos Palmares, onde receberão um troféu personalizado”, destacou Aline, acrescentando que a votação será realizada através de outro formulário, que será divulgado na página oficial da Secretaria Municipal de Cultura e na página do Conselho, a partir de 30 de maio.

Serão 10 categorias e cada candidato poderá inscrever-se em apenas uma opção com experiência comprovada e atuação relevante para a premiação. Para cada categoria haverá premiação feminina e masculina, respectivamente prêmio Dandara e Zumbi.

As categorias do Prêmio são:

MÚSICA: concorrem nesta categoria músicos, instrumentistas, mc’s, bandas. Pessoas que se destacaram musicalmente.

DANÇA: bailarinos(as), bboys/bgirls, coreografias, cia de dança.

ARTES CÊNICAS: Atores, roteiristas, diretores, cia de teatro.

ARTES VISUAIS: Artistas plásticos, pintores, grafiteiros, designers, fotógrafos, filmes, web séries.

EDUCAÇÃO: Educadores, professores, diretores, agentes sociais/culturais com ações ligadas a Lei 10.639.

LITERATURA: Escritores, poetas, autores de livros.

EMPREENDEDORISMO CRIATIVO: Empreendedores, negócios, projetos de inserção do negro no mercado de trabalho.

HUMANIDADE E CIDADANIA: Agentes sociais e/ou ambientais, políticos, militantes.

COMUNICAÇÃO: Digital influencer, youtuber, jornalistas, radialistas.

CATEGORIA ESPECIAL “PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ANCESTRAL”: Esta categoria não está aberta a inscrições. Será a título de menção honrosa a Mestres de cultura popular, lideranças religiosas e pessoas que contribuíram para a história do movimento negro no município, que serão indicados no dia da Cerimônia.

O Prefeito Samuca Silva destaca que o prêmio não contempla apoio financeiro e sua proposta é honrar negros e negras com trabalhos expressivos na cidade. “Através de uma homenagem e troféu personalizado, iremos premiar essas pessoas de destaque no nosso município. A cerimônia será realizada em um evento aberto à população, com programações culturais, mestres de cerimônia. A apuração dos votos será realizada pela Secretaria Municipal de Cultura para garantir a isonomia do processo”, frisou Samuca.

A organização se reserva no direito de premiar apenas as categorias com inscrições válidas (dentro do prazo, com experiência coerente à categoria desejada). Após o prazo de inscrições será aberto o período de votação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *