Conferência do idoso será realizado em Quatis
30 de maio de 2019
Policia Militar apreende drogas no bairro Vale Verde
30 de maio de 2019


Prefeitura apura denúncia sobre cortina de fumaça em Pinheiral

Guardas ambientais junto com funcionários da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, da Prefeitura Municipal de Pinheiral e de fiscais, da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, estiveram nos galpões da empresa Frangos Rica (Reginaves Ind. e Com. de Aves) para apurar denúncia se uma “cortina de fumaça” diária, que vem encobrindo o bairro Varjão e, se espalhando por mais três localidades (São Jorge e Vale do Sol) de Pinheiral aos finais de tarde, está sendo originada da empresa.

A apuração teve que ser feita em ação conjunta entre os municípios, devido ao fato de, apesar de estar prejudicando os moradores de Pinheiral, a Prefeitura de Pinheiral não ter o poder para notificar e nem autuar a empresa, que está situada em outro município. Após a ação que aconteceu no final da tarde de ontem (28/05), em Barra do Piraí, os fiscais da Prefeitura de Barra do Piraí emitiram notificação à empresa solicitando a apresentação de documentação, já que, durante a fiscalização no local, não foi apresentado os documentos necessários para que pudesse ser verificado se licença da empresa comporta o tipo de processo de queima adotado.

“Tivemos reclamações e a secretaria veio fazendo rondas nos bairros em questão, para saber de onde vinha a fumaça e não encontramos o foco. Depois disso, constatamos que a fumaça ocorria em horários específicos e que duravam a noite inteira. Fizemos entrevistas nos bairros com alguns moradores que suspeitaram estar vindo do outro lado do Paraíba. Solicitamos então, a intervenção da Secretaria do Ambiente de Barra do Piraí, que nos convidou para acompanhar a apuração da denúncia”, explicou o secretário municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Luís de Souza Nogueira.

Durante a apuração no local, os fiscais observaram que a queima se inicia, nos mesmos horários das reclamações dos moradores e, que houve mudança no processo de aquecimento dos galpões, já que a queima que antes era feita a gás, estava sendo realizada com a queima de lenha de eucalipto.

“A Secretaria do Ambiente de Barra em parceria com Pinheiral se coloca à disposição para coletar todas as informações necessárias para sanar o problema. Vamos entrar em contato com o INEA e, será marcada uma vistoria em conjunto com os municípios e o Instituto”, disse a fiscal da Prefeitura de Barra do Piraí, Fernanda Alves.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Pinheiral enviou e-mail solicitando nota da empresa Frangos Rica (Reginaves Ind. e Com. de Aves), porém até o momento dessa publicação não recebeu o retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *