Caminhão tomba na Dutra, em Piraí
19 de julho de 2019
Hemonúcleo pede doações para reforçar o estoque no inverno em Resende
19 de julho de 2019


Guarda Ambiental resgata ave ferida com linha chilena em Pinheiral

A Guarda Ambiental levou a ave ferida até o Zoológico Municipal de Volta Redonda para receber tratamento

Na manhã desta sexta-feira (19/07), a Guarda Ambiental, da Prefeitura de Pinheiral, levou até o Zoológico Municipal de Volta Redonda uma garça que teve a asa ferida com linha chilena. A garça foi encontrada por um morador do bairro Ipê, que entrou em contato com a Guarda Ambiental para fazer a captura e os procedimentos para a sobrevivência do animal.

O biólogo e gerente de Fauna, do Zoológico Municipal de Volta Redonda, Almir Foli, explicou como será o processo de reabilitação da ave, e como as linhas de pipas são perigosas para esses animais.

“Hoje temos uma frequência muito grande de aves que se acidentaram com as linhas de pipas. Apesar da linha de pipa não ser a maior frequência, como atropelamentos ou acidentes com vidros, ela é uma das causas de maiores traumas das aves. Uma ave que bate contra um vidro consegue se recuperar bem e voltar à natureza, mas a linha de pipa geralmente causa um dano sério ao animal, levando até a amputação e a ave não consegue voltar à natureza”, explicou o biólogo.

Almir lembra que uma das maiores atividades do Zoológico Municipal de Volta Redonda é a reabilitação de animais silvestres. Os animais que chegam ao Zoológico passam primeiro pelo cuidado veterinário e depois entram no programa de reabilitação. Os animais que conseguem se reabilitar são soltos de volta na natureza em parceria com instituições parceiras do Zoológico como o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Atualmente cerca de 90% dos animais que chegam ao Zoológico Municipal de Volta Redonda conseguem voltar ao seu habitat natural.

O guarda ambiente e fiscal de postura, Rafael Carvalho, destacou que a comercialização e posse de linha chilena ou cerol são proibidas por uma Lei Estadual.

“Atualmente existe a Lei nº 7784, de 2017, que proibi a comercialização e o uso destes produtores. Dessa forma, as pessoas que forem flagradas comercializando ou em posse de linha chilena ou cerol poderão ser multados e os estabelecimentos fechados”, alertou Rafael.

DENUNCIE –  Para denunciar estabelecimento que estão comercializando linha chilena ou cerol basta ligar para (24)3356-6744 ou (24)999874233.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *