Centenas pessoas já participam de atividades na Arena Esportiva
23 de julho de 2019
Inscrições abertas para Conferência de Assistência Social de VR
23 de julho de 2019


Projeto de Robótica de VR é inspiração para cidade da Região Metropolitana do Rio

Secretário de Educação de Itaboraí visitou Volta Redonda ara conhecer o projeto

O projeto de Robótica Educacional realizado pela prefeitura de Volta Redonda tem sido um sucesso. Tanto que o secretário de Educação de Itaboraí, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, veio até a cidade para conversar com a secretária municipal de Educação e conhecer os detalhes do projeto para implantá-lo em seu município.

“O projeto criou um ambiente de acesso para todos os alunos da rede, isso é o que me trouxe aqui. Um projeto de robótica é muito complexo e implantar em municípios com um número muito grande de alunos é muito difícil. E aqui foi feito de uma forma que as crianças avançam pedagogicamente. Temos que trazer nossas escolas para o século XXI e conectar os alunos trazendo esse tipo de oportunidade é o que a gente precisa”, afirmou o secretário de Educação de Itaboraí, Osório de Souza.

O Projeto de Robótica Educacional é realizado nas unidades Educacionais da rede municipal com Software e Hardware livres e tem como objetivos promover o desenvolvimento criativo dos alunos; despertar o interesse e a motivação pelo estudo das ciências e sua aplicação funcional e proporcionar aos alunos através do trabalho em grupo, a colaboração, a criatividade, a vivência de desafios e a resolução de problemas.

Atualmente o projeto acontece aos sábados em sete escolas do município e mais profissionais estão sendo capacitados para expandir para todas as unidades educacionais. A coordenadora pedagógica do projeto, Paulinha Batista, contou que apesar de no município ter equipe de competição o foco do projeto é a aprendizagem. “A robótica educacional trabalhada aqui no município é focada na construção de conhecimento”, disse.

A secretária de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, lembrou que é um trabalho muito importante. “Primeira coisa que nós precisamos fazer é incentivar os professores. Fazer com que eles acreditem no projeto. Os alunos são contagiados pela empolgação”, contou Rita.

Para o prefeito Samuca Silva, a robótica educacional além do aprendizado acadêmico, desenvolve valores importantes nos alunos. “Eles começam a se preocupar com o descarte correto do lixo eletrônico, sendo que muitos desses materiais são reaproveitados, ajudando o meio ambiente. Então eles se desenvolvem como alunos e como cidadãos responsável”, afirmou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *