Agentes da Guarda Municipal passam por capacitação em Volta Redonda
22 de agosto de 2019
Cemitério recebe melhorias em Pinheiral
22 de agosto de 2019


VR promove atividades na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Instituições que atendem ao público de PcD estão realizando eventos no decorrer dessa semana

Comemorada entre os dias 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como tema neste ano “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, em Volta Redonda. A data era uma iniciativa das APAES, mas virou lei no final do ano de 2017.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, através da Divisão de Políticas para Pessoa com Deficiência, tem atuado na promoção dos direitos humanos. “Estamos desenvolvendo política pública, projetos, eventos/promoção e ações preventivas à promoção da inclusão e da acessibilidade nos espaços públicos e privados, bem como o respeito aos cidadãos voltarredondenses, através do compromisso social de promoção da harmonia e a garantia dos direitos de ser e viver”, explicou a secretária Dayse Penna.

No decorrer dessa semana, algumas Instituições que atendem ao público de PcD estão realizando atividades, como a APAE, a Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, e a ONG Arte de Todo Lugar junto ao Grupo Mães e Amigos Especiais (MAE).

Segundo o último Censo, realizado em 2010 pelo IBGE, o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, isso equivale a quase um quarto da população brasileira (23,9%). Nesse total, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros.

No município de Volta Redonda as Instituições que desenvolvem suas atividades relacionadas ao público de deficientes intelectuais e múltiplas são E.M.E. Professora Dayse Mansur da Costa Lima, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, CAPD – Centro-Dia de Atendimento a Pessoa com Deficiência, ONG Arte de Todo Lugar, SEMEIA – Sítio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista Thereza Aguiar Chicarino de Carvalho, APADEM – Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais e o CER III.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *