Volta Redonda investe em capacitação em tecnologia e inovação
23 de agosto de 2019
Infraestrutura de Volta Redonda inicia troca e implantação de lâmpadas
23 de agosto de 2019


Usuários da Saúde Mental participam de arraiá em Volta Redonda

O Arraiá da Saúde Mental ofereceu comidas da roça, além de músicas típicas de festa junina

A secretaria municipal de Saúde, através do setor de Saúde Mental do Centro de Assistência Intermediária em Serviço de Saúde (Cais Aterrado), realizou na tarde desta quinta-feira, dia 22, um Arraiá que reuniu os pacientes e seus familiares. O Arraiá da Saúde Mental ofereceu comidas da roça, além de músicas típicas de festa junina.

O Secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que a reforma psiquiátrica trouxe uma ampla mudança no modelo de atendimento público em saúde mental. “É a mudança do modelo de tratamento que, no lugar do isolamento, insere o convívio familiar e com a comunidade. Por isso é tão importante iniciativas como essa”, disse o secretário.

A unidade conta com leito de internação psiquiátrica e dependência química, além de dois leitos de repouso dentro do Pronto Socorro. O tratamento de acolhimento é realizado diariamente por psiquiatra, clinica médico, psicólogo e serviço social. Atualmente 12 pacientes estão internados no local. A equipe é composta por uma enfermeira plantonista e outra diarista, três técnicos de enfermagem, médico psiquiatra plantonista, clinico geral, além da coordenação de leitos.

A dona de casa Claudia M., moradora do bairro Belmonte, está com o filho de 17 anos internado. “Meu filho está com depressão e um distúrbio temperamental. Após sofrer bulling na escola ele teve um surto e tivemos que interná-lo. Tem cinco dias que ele está aqui e com o excelente acolhimento que é realizado, ele já está melhor. Nunca tinha passado por esse problema e a forma que ele foi recebido foi fundamental”, disse a dona de casa.

O prefeito Samuca Silva afirmou que as manifestações artísticas são oportunidades para expressão, o que é fundamental para os pacientes.“Qualquer tipo de atividade que promova o bem estar dos pacientes e sua família são bem vindos. Quero parabenizar toda a equipe pela iniciativa”,disse o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *