Volta Redonda realizará obras no Núcleo Dom Waldyr, no bairro Belmonte
12 de setembro de 2019
Defesa Civil de Volta Redonda recebe equipe estadual para troca de informações
12 de setembro de 2019


Cidadão já pode indicar imóvel no programa Nota Fiscal VR Legal

Os cidadãos que aderiram ao programa Nota Fiscal VR Legal, da Prefeitura de Volta Redonda, já podem indicar o imóvel (ou imóveis) que terá abatimento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do próximo ano. Esse resgate dos créditos pode ser feito até o dia 30 deste mês e o objetivo é incentivar o cidadão a pedir a nota fiscal eletrônica ao contratar um serviço.

“O cidadão poderá indicar mais de um imóvel, independente se o imóvel é de propriedade dele ou não. Mas, cada imóvel só poderá ser indicado uma única vez. Além de beneficiar o cidadão com o programa de créditos, a ideia é aumentar o recolhimento e a fiscalização do ISS (Imposto Sobre Serviço). É obrigatório para todas as empresas, quando há um serviço prestado, emitir Nota Fiscal e é um direito de todo cidadão exigir”, explicou o secretário municipal de Fazenda, Fabiano Vieira.

O abatimento no IPTU poderá ser de até 30% no imóvel indicado neste mês. Além disso, esse desconto não pode ser usado no caso de acúmulo com outros benefícios, como os 50% de abatimento para aposentados. Não incluindo apenas o desconto referente ao pagamento da cota única.

Para converter os créditos do programa em descontos no IPTU 2020 o cidadão deverá acessar o site da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br), clicar no banner do Nota Fiscal VR Legal acessar o sistema. Clicando em “Resgate de Saldo”, o requerente terá as informações dos créditos disponíveis e deverá indicar a inscrição municipal (informada no carnê do IPTU) e o valor a ser resgatado.

Para quem ainda não é cadastrado, basta acessar o site e informar o número do CPF, endereço e e-mail. A partir daí, está apto para exigir a nota fiscal eletrônica aos prestadores de serviço. É bom ressaltar que o programa também abrange os condomínios residenciais, que devem cadastrar CNPJ, inscrição municipal e endereço. O site permite ainda que o cidadão acompanhe os créditos acumulados e também faça denúncias sobre prestadores de serviço que não forneçam a nota fiscal ou apresente o documento com diferença no valor do serviço.

O Nota Fiscal VR Legal foi implantado pela Lei 5.494 de junho de 2018. O prefeito Samuca Silva ressaltou que o programa beneficia duplamente o cidadão. “Além de trazer recursos para o município, que são revertidos em melhorias para o cidadão como investimentos em infraestrutura e serviços públicos, o programa proporciona o desconto no IPTU. É assim que o município cresce, com a colaboração do cidadão”, explicou o prefeito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *