Cidadão já pode indicar imóvel no programa Nota Fiscal VR Legal
12 de setembro de 2019
Fiscaliza VR chega ao sétimo mês com mais de 20 mil solicitações
12 de setembro de 2019


Defesa Civil de Volta Redonda recebe equipe estadual para troca de informações

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda recebeu, na manhã desta quinta-feira, dia 12, uma equipe do Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) do Estado do Rio de Janeiro. Durante o encontro, foram apresentados protocolos e regras para o monitoramento de desastres hidrológicos, como inundações, alagamentos, enxurradas e chuvas intensas; e geológicos, como deslizamentos de terra. E ainda houve um relato sobre as condições locais para que a metodologia do trabalho fosse adequada à realidade do município.

De acordo com a tenente-coronel Sílvia Santana do Amaral, que dirige o Cemaden-RJ, o foco da visita é a troca de experiência com os agentes locais. “Atendemos todo o Rio de Janeiro e, apesar de ser um território pequeno, se trata de um terreno heterogêneo. Cada região apresenta características distintas. Para conhecer essa pluralidade e buscar a excelência no trabalho de prevenção de desastres fazemos visitas a todas as regiões do estado”, falou, lembrando que estava acompanhada de nove membros do Cemaden-RJ.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda, Leandro Rezende, afirmou que o trabalho em conjunto com o órgão estadual é imprescindível para o sucesso das operações. “Com conversa, troca de informações e treinamento, conseguimos minimizar os efeitos dos desastres naturais na população e até evitá-los”, contou.

Ele lembrou que, além dos dez agentes de Defesa Civil, participaram do encontro funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda) e IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano). O evento ainda contou com a presença de um grupo da Defesa Civil do município vizinho de Barra Mansa, que fez o treinamento em Volta Redonda.

Leandro aproveitou a reunião com a equipe do Cemaden-RJ para apresentar um relatório do trabalho após às chuvas torrenciais de abril de 2019. “Foram muitas ocorrências, mas a Defesa Civil do município atuou com rapidez e foco nas prioridades. Não havendo registro de vítimas fatais”, explicou.

A engenheira civil Bruna Souza Matos Nazaré, sub-coordenadora municipal de Defesa Civil, também participou do encontro e aprovou o intercâmbio com a equipe do estado. “Considero o que fizemos hoje como treinamento para aperfeiçoamento das ações. E quem ganha é a população de Volta Redonda”, disse.

O diretor do Departamento de Informação e Tecnologia do IPPU, Luiz Eduardo Couto Figueiredo, e Gledson Costa Cruz, que atua na divisão de geoprocessamento do mesmo departamento, estavam na reunião para fornecer dados e adquirir conhecimento. “Aprender os protocolos de monitoramento conhecendo os problemas mais comuns ao município pode otimizar o trabalho”, acredita Luiz Eduardo.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que o trabalho em conjunto é mais forte e eficaz. “Com o suporte da equipe estadual, que passa sua experiência e mostra atualizações sobre os protocolos de monitoramento de desastres naturais, quem ganha é a população”, falou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *