Árvore cai em tubulação do Saae VR e causa desabastecimento em seis bairros de Barra do Pirai
11 de outubro de 2019
Volta Redonda se prepara para a segunda etapa do StartVR
11 de outubro de 2019


Secretaria de Educação de Volta Redonda apresenta dados da Chamada Escolar para 2020

Inscrições para EJA foram prorrogadas até o dia 14 de novembro

A Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME) realizou, durante todo o mês de setembro, a Chamada Escolar para o ano letivo de 2020. Ao todo, 3578 inscrições foram realizadas, sendo 509 para a Pré-escola e 3069 para as Creches. Para os interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) as inscrições foram prorrogadas até o dia 14 de novembro, podendo ser realizadas nas escolas municipais de 1° a 5º ano. A Chamada Escolar é essencial para que a SME possa distribuir de forma mais justa as vagas nas unidades escolares de Volta Redonda, atendendo a critérios estabelecidos por lei.

“Esse processo é transparente e justo. Como sabemos, existe uma demanda muito grande em relações a vagas em nossa cidade e a SME precisa dessa ferramenta para traçar as ações para o próximo ano letivo. As inscrições já acabaram, mas para o EJA ainda estão abertas”, explicou o prefeito Samuca Silva.

Os critérios para a distribuição das vagas seguem a seguinte classificação: ser morador de Volta Redonda, ser inscrito no CadÚnico (NIS), estar inserido no Bolsa Família, além de levar em consideração a idade (mais velho tem preferência) e a renda familiar. Também tem prioridade na matrícula o candidato com deficiência comprovada por diagnóstico médico, conforme previsto por Lei.

A partir do dia 8 de janeiro de 2020, novas solicitações para as vagas poderão ser realizadas por aqueles que não conseguiram se inscrever na Chamada Escolar para creche e pré-escola. No entanto, a inscrição deverá ser feita através do site oficial da Prefeitura de Volta Redonda: http://www.voltaredonda.rj.gov.br/sme/mod/pedidos_de_vagas/.

A secretária de Educação, Rita Andrade, destacou que é importante que os pais e responsáveis fiquem atentos. “É fundamental que os interessados em vagas de creche e pré-escola estejam em alerta para essa nova oportunidade através do Portal de Vagas ‘Portalzinho’. Lembrando que, mesmo o responsável fazendo a inscrição no portal, não há garantia de vaga, pois essa nova chance de solicitação é para uma fila de espera”, esclareceu a secretária.

As inscrições para o EJA podem ser feitas a partir dos 15 anos. Os documentos necessários são: original da Certidão de Nascimento do candidato ou Carteira de Identidade; comprovante de residência; e declaração ou comprovante de trabalho. O aluno com idade superior a 18 anos pode fazer o próprio cadastro e, no caso de menores de idade, o responsável legal deve fazer a inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *