Samuca entrega Cras Siderlândia para a população
26 de outubro de 2019
Finalistas do StartVR foram conhecidas nesse sábado
27 de outubro de 2019


Smel promove Integração da Ginástica do Sul Fluminense

Evento foi realizado no Ginásio do bairro São Geraldo e teve a participação de cerca de 300 crianças

A Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda (Smel) realizou neste sábado, dia 26, o 9º Evento de Integração da Ginástica do Sul Fluminense (Eigsf). O evento, realizado no Ginásio Poliesportivo Francisco Gomes do Nascimento, do bairro São Geraldo, contou com a presença de 300 crianças de equipes de Barra Mansa, Resende, Pinheiral, Pirai, Vassouras e Arrozal, além de Volta Redonda, a anfitriã do encontro, com os alunos do Programa de Iniciação Desportiva (PID), que tem como objetivo identificar e desenvolver jovens talentos. O Eigsf contou com apresentações das modalidades de ginástica artística, ginástica de trampolim e um circuito especial para as turmas de baby class (3 a 6 anos). Todos os atletas participantes receberam medalha e certificado de participação no evento.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ressaltou que a equipe de ginástica de Volta Redonda vem conquistando ótimos resultados. “Recentemente, os ginastas participaram do Sul Americano, na Colômbia, e ganharam medalhas. Realizar eventos como esse dá oportunidade para que os atletas conheçam o ambiente de uma competição. Além disso, proporciona uma experiência para quando eles forem participar de grandes disputas”, acrescentou o prefeito.

O professor e treinador da equipe de ginástica de Volta Redonda, Thiago Almeida, explicou que o evento serve para divulgar o trabalho da ginástica na região. “Esse é um momento que a gente pode observar as crianças e descobrir um novo talento. O evento é muito esperado pelas instituições da região. É uma grande festa e as crianças ficam empolgadas para se apresentarem para os árbitros, familiares e outros grupos que estão ali. Isso só tem a contribuir para o crescimento deles como alunos, atletas e pessoas”, disse Thiago.

Para a professora responsável pelo Ginásio Poliesportivo do bairro São Geraldo, Cristiane Alvarenga Pedrosa, esse é o último evento de ginástica que será realizado esse ano no local. “É uma oportunidade dos atletas vivenciarem como é uma competição de ginástica de forma mais lúdica. Todos os atletas participantes foram avaliados por notas de suas apresentações. Esse evento será uma grande experiência para os atletas que estão iniciando na ginástica e que participarão, pela primeira vez, do Campeonato Estadual que acontecerá no dia 02 de novembro no Parque Olímpico, na cidade do Rio de Janeiro”, disse a professora.

A atleta Letícia Antônia de Jesus, de 13 anos, moradora do bairro São Geraldo e estudante da escola municipal Professora Maria Rosa Rodrigues, participou da modalidade trampolim. “Esse é um momento muito especial para nós, pois podemos mostrar para os nossos amigos e familiares tudo o que já aprendemos. Além disso, serve também para divulgar melhor a ginástica. Estava ansiosa para participar desse evento”, disse Letícia.

Arthur Soares Dias, de 10 anos, veio de Piraí para participar da Integração da Ginástica do Sul Fluminense. “Estou representando a ginástica de trampolim com muito orgulho. Essa é uma oportunidade para a gente ver o que os outros atletas estão fazendo e, assim, podermos melhorar”, disse Arthur.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, afirmou que o evento contribui para difundir o trabalho da ginástica e incentiva vivências de um dia de competição aos participantes. “Esse tipo de evento fomenta o trabalho de base e o rendimento através da troca de experiências entre os participantes, além de promover o fortalecimento com os familiares que vêm acompanhar e prestigiar os atletas”, disse Maria Paula.

A secretária destacou ainda que idealizar, incentivar e apoiar o aperfeiçoamento esportivo são objetivos do PID na SMEL, no que tange à ginástica. “Eventos como este oportunizam disseminar o esporte desde os três anos trazendo novos adeptos para a modalidade, estimulando a prática esportiva e despertando futuros talentos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *