Bope realiza operação no bairro Belém
21 de dezembro de 2019
Moradores ganham edição especial do Prefeitura Mais Presente
21 de dezembro de 2019


Hospital do Idoso completa dois anos com mais de sete mil consultas em 2019

HOSPITAL DO IDOSO VR

Unidade conta com 32 leitos, grande parte individual, com televisão, ar condicionado e cama para acompanhante, além de um Centro Cirúrgico com três salas

O Hospital do Idoso, inaugurado em 27 de dezembro de 2017, comemora seus dois anos com avanços significativos. Somente em 2019 a unidade de saúde realizou 7379 consultas ambulatoriais, 359 internações e 839 cirurgias. Desde que foi inaugurado os serviços no Hospital do Idoso vêm sendo ampliados para atender, cada vez mais e melhor, os moradores de Volta Redonda com mais de 60 anos. Em média, são atendidos 780 pacientes mensalmente, entre consultas, cirurgias e internações.

O prefeito Samuca Silva explica que na unidade de saúde todos os pacientes têm assistência individualizada. “Nos quartos, grande parte individual, têm televisão, ar condicionado e cama para acompanhante que, muitas vezes, é idoso e também precisa de conforto. A implantação do Hospital do Idoso representa um grande salto na qualidade da saúde pública do nosso município. O objetivo da nossa administração é oferecer atendimento de excelência aos moradores de Volta Redonda”, disse o prefeito.

A unidade – que funciona na Rua Cento e Sessenta e Três, nº 44, na Vila Santa Cecília – quase dobrou o número de leitos: eram 18 e hoje são 32; presta serviço ambulatorial nas especialidades urologia, vascular e oftalmologia; e ainda conta com Centro Cirúrgico com três salas cirúrgicas; além de sala de estabilização. O hospital oferece cirurgias vasculares, de urologia e cirurgias oftalmológicas.

De acordo com o diretor do Hospital do Idoso, Aparício Bezerra Júnior, a unidade conta ainda com uma equipe multidisciplinar para fazer o acolhimento diferenciado ao paciente e ao familiar acompanhante. “Quando o idoso chega ao Hospital do Idoso ele é acolhido pelo assistente social e o psicólogo, que cuidam tanto do paciente quanto do familiar. O idoso conta ainda com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e dentista, que garante a assepsia para evitar infecções via oral. Isso garante que o atendimento desse paciente seja realizado de forma integral, o que facilita muito o seu tratamento”, disse o diretor.

O funcionamento do hospital é garantido por uma equipe de 26 médicos, divididos em especialistas e cirurgiões, plantonistas e anestesistas; e outros 65 profissionais técnicos como enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos. Os internados no Hospital do Idoso são pacientes referenciados pelo Hospital Municipal Munir Rafful, Cais Aterrado e Conforto, UPAs e Hospital Municipal São João Batista.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, destaca que o atendimento disponibilizado no Hospital do Idoso é humanizado, com profissionais qualificados e dedicados à profissão. “A hospitalização representa, para muitos idosos, um momento de fragilidade e de medo. Para ajudar esse paciente a superar o sofrimento e a insegurança que a doença ocasiona, é necessária a atenção de uma equipe composta por vários profissionais que ficam atentos a uma série de alterações físicas, psicológicas e sociais que normalmente ocorrem nesses pacientes”, disse Alfredo.

Estrutura

Ambulatórios – O Hospital do Idoso realiza atendimento ambulatorial nas especialidades cirúrgicas de Urologia e Cirurgia Vascular, proctologia e oftalmologia.

Internação – O segundo andar do hospital é específico para pacientes de clínica médica e funciona com apartamentos individuais, oferecendo maior conforto ao internado nos 14 leitos existentes. As internações no terceiro andar contam com mais 18 leitos, sendo quatro leitos de Clínica Cirúrgica e 14 de Clínica Médica.

Serviço de Atendimento Domiciliar – O SAD foi transferido para o Hospital do Idoso para uma área maior e mais adequada no térreo e conta com duas equipes multidisciplinares, que participam ativamente do cuidado ao paciente idoso, desde a internação até o acompanhamento domiciliar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *