Deam prende homem acusado de pedofilia, em Angra dos Reis
12 de fevereiro de 2020
Prefeitura cede ginásio do bairro 249 para time principal do Voltaço treinar
12 de fevereiro de 2020


Volta Redonda realiza 5ª Conferência de Cultura

Evento discutiu as políticas públicas municipais para o setor e elegeu o Conselho de Política Cultural

A avaliação do Plano Municipal de Cultura, a discussão das políticas públicas para o setor, a apresentação do Sistema Municipal de Financiamento à Cultura, além das eleições do Conselho Municipal de Política Cultural e da Comissão Municipal de Feiras de Artes e Artesanato, foram os temas abordados na 5ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), reuniu cerca de cem pessoas no Teatro Gacemss, na Vila Santa Cecília, na tarde desta quarta-feira, dia 12.

O prefeito Samuca Silva afirmou que a realização da conferência ratifica o compromisso da gestão municipal com a participação da sociedade na construção de políticas públicas. “Para avançar nas ações e torná-las realmente efetivas precisamos do debate com a sociedade”, disse.

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, que fez a prestação de contas do Plano Municipal de Cultura e conduziu a plenária para avaliação e contribuição da população com o documento, endossou as palavras de Samuca. “Somente com o olhar do cidadão vamos fortalecer cada vez mais a cultura em Volta Redonda”, acredita.

O presidente do Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), Paschoal Possidente, citou a parceria entre a entidade que preside e a secretaria de Cultura. “A união entre as instituições de promoção à cultura, como o Gacemss e a Fundação CSN, também são fundamentais”, falou.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Carlos Eduardo Giglio, também destacou a participação popular na cultura de Volta Redonda. “O papel da sociedade civil no conselho cresceu, chegando à presidência do grupo, ampliando a fiscalização das ações do poder público e a colaboração na elaboração das políticas para o setor”, disse, ressaltando que a atuação do conselho é fundamental para a democracia.

Os artistas plásticos Hugo Krüger e Ana Paula Carrupt, que também é dançarina, participaram da conferência. Eles são conselheiros vitalícios do Gacemss e atuaram no conselho municipal por dois mandatos. “Mesmo afastados do conselho municipal, participamos da conferência e incentivamos os artistas e produtores culturais a ocuparem os espaços e garantir ações de valorização da cultural. A nossa participação é imprescindível para o desenvolvimento da arte de forma geral”, afirmou Ana Paula.

O Conselho Municipal de Política Cultural tem cadeiras para os segmentos de Artes Cênicas, Artesanato, Artes Visuais, Cultura Afro, Cultura Urbana, Patrimônio, Música, Cultura Popular, Dança, Movimentos Sociais, Associação de Moradores e Literatura.

Raquel Rodrigues Leal está terminando a licenciatura em letras e se candidatou a uma vaga no segmento Literatura. “Meu objetivo é expandir a literatura em Volta Redonda. Faço parte de um grupo que já realiza ação bianual de valorização da literatura e pretendemos ampliar no nosso alcance”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *