Rodrigo Furtado confirma vinda de nova upa para Volta Redonda
14 de fevereiro de 2020
Hospital São João Batista faz primeira captação de órgãos de 2020
14 de fevereiro de 2020


Baltazar destaca que dados positivos do Hospital do Retiro é resultado do trabalho de toda equipe

Hospital do Retiro registra aumento no número de atendimento em 2019

Em relação ao ano anterior o crescimento foi de 42% no número de exames e 17% em cirurgias

Desde que o Hospital do Retiro passou a ser administrado em gestão compartilhada entre a Prefeitura de Volta Redonda e a Associação Mahatma Gandhi a unidade vem batendo recorde de atendimento. Um comparativo entre os anos 2018 e 2019 mostram que os números de exames laboratoriais e de imagem saltaram de 304.500 em 2018, para 432.748, com ampliação de 42%. Já os números de cirurgias subiram de 2.329 para 2.735 em 2019, totalizando um crescimento de 17%. A taxa de mortalidade do hospital passou de 10,82% para 6, 41%, diminuindo em quase 50% de um ano para o outro. Outro dado que demonstra o aumento dos procedimentos realizados na unidade de saúde é o número de atendimentos ambulatoriais que passou de 44.128 em 2018 para 46.215, em 2019.

O diretor-médico Paulo Baltazar destaca que esses dados positivos do Hospital do Retiro é resultado do trabalho de toda equipe. “Somos uma gestão privada, num hospital publico, que busca a excelência no atendimento, no acolhimento e na humanização. Na gestão privada conseguimos desburocratizar e agilizar não só as compras, que são fundamentais e não precisam ser licitadas, mas também a contratação de pessoal e obras. Desde que assumimos a direção o atendimento está mais ágil e muito mais humanizado. Mudamos a cara e o coração do hospital e todos os funcionários se envolveram nesse processo”, disse o diretor.

Baltazar destacou ainda que esse primeiro ano foi importante para arrumar a casa e que esses índices de atendimentos e procedimentos tendem a aumentar. “Na mudança tivemos alguns entraves a serem vencidos. Por exemplo, fizemos aqui um processo seletivo que é uma exigência legal. Com isso precisávamos contratar pessoas e treinar esses funcionários. Esse período de transição impediu que os números fossem ainda mais positivos”, explicou.

Para acompanhar melhor o atendimento dos pacientes o diretor-médico optou por escolher uma sala na entrada do hospital para instalar o seu gabinete. O objetivo é de acompanhar de perto a movimentação dos pacientes que chegam à unidade. “Minha função é médica. Sou responsável pela produtividade, pelo funcionamento dos atendimentos e cirurgias. Ficar próximo do paciente é um trabalho de humanização que prezamos muito aqui no hospital. Assim posso ver o que está funcionando e o que precisamos melhorar”, disse o diretor.

Baltazar explica que na entrada do hospital foi colocado um totem para que os pacientes possam avaliar o atendimento disponibilizado na unidade de saúde. “Precisamos desse retorno da população para corrigir o erro e melhorar o que já está bom”.

Dona Terezinha soares de Souza, 65 anos, moradora do bairro Vale Verde, estava com o marido aguardando atendimento. “Ele está muito gripado, com os lábios dormentes e me pediu para trazê-lo aqui. Não é primeira vez que ele me pede isso. Aqui o meu marido é sempre muito bem atendido e isso despertou nele uma confiança. Sempre que passa mal quer ser atendido no Hospital do Retiro”, explicou a esposa.

Dona Zelis Rosa da Silva, 73 anos moradora do bairro Retiro contou que o atendimento é excelente no Hospital do Retiro. “Esse é o melhor hospital de Volta Redonda. Nem parece que é um hospital público. Todos são atenciosos e nos tratam com muito carinho”, elogiou a dona de casa.

Contando com 109 leitos, incluindo CTI, o HMMR oferece atendimento em diversas especialidades, entre elas estão clínica médica, bucomaxilofacial, pediatria e ortopedia. A unidade conta com uma equipe composta por 283 administrativos e 140 médicos. Por Fátima Santos com fotos de Gabriel Borges Secom  – VR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *