MPRJ denuncia homem acusado de matar turista em Paraty
18 de fevereiro de 2020
Prefeitura mantêm frentes de serviços em estradas rurais
18 de fevereiro de 2020

Abertura de comportas da represa do Funil causa interrupção no tratamento de água em VR

Rio Paraíba do Sul ficou com águas turvas e ETA Belmonte suspendeu as atividades

Na manhã desta terça-feira, dia 18, a ETA (Estação de Tratamento de Água) Belmonte teve que suspender o tratamento de água por conta do nível de turbidez do Rio Paraíba do Sul. O problema aconteceu devido a abertura da comporta da represa do Funil, que aconteceu por dias seguidos, e pela forte chuva que afetou a região.

Segundo a equipe técnica da autarquia, a medida foi tomada para manter a qualidade do serviço ofertado. “Em casos como esse, de turbidez muito elevada, é necessária uma quantidade muito grande de produto para fazer o tratamento. Além de não resultar em uma água de qualidade para o consumo da população, nós temos um gasto muito alto. Então, a medida mais prudente é fazer a paralisação”, explicou o gerente de Água e Esgoto, Jardel Souza.

De acordo com o diretor do Saae VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), José Geraldo Santos, o Zeca, o tratamento ficou interrompido por pouco mais de duas horas.  “Quando vimos que a turbidez estava muito elevada, nós paramos a estação para que a água entregue à população não perdesse a qualidade”, contou.

Zeca alertou para a necessidade de uso racional da água e para que a população evite o desperdício. “O serviço já foi restabelecido, mas pode haver algum reflexo no abastecimento, já que estamos em época de alto consumo. Por isso, é importante que a população use de forma consciente”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *