Deputado Federal Delegado Antonio Furtado lamenta morte do assessor parlamentar Uilliam Armele
31 de julho de 2020
Samuca celebra sanção da ‘Lei do Aço’, que cria Polo Metalmecânico
31 de julho de 2020


Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020 em Barra Mansa

Data associa aleitamento e preservação ambiental, já que o leite materno é renovável, seguro e ecológico

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Cempes (Centro de Medicina e Projetos Especiais), celebra de 1º a 7 agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A data integra o calendário do Agosto Dourado e associa o ato de amamentar a construção de um planeta mais saudável.

Conforme explica a coordenadora da Atan (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) de Barra Mansa, Jilliane Resende Cristino, a campanha tem a finalidade de informar as gestantes e puérperas sobre os vínculos entre amamentação e meio ambiente. “A amamentação é um ato de amor e de saúde tanto para o bebê, quanto para o meio ambiente. O leite materno é um alimento natural, renovável, ambientalmente seguro e ecológico”, destacou.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, lembrou que mesmo em tempos da Covid-19 a amamentação deve ser realizada. “Segundo publicações, não há contaminação pelo coronavírus através do leite materno. Neste mês, a importância e os benefícios da amamentação serão temas abordados nas unidades de saúde do município durante as consultas de pré-natal. Serão feitas orientações, com incentivos a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e pelo período de até dois anos ou mais, juntamente com introdução alimentar”.

Quem também ressaltou sobre a campanha foi o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo. “O aleitamento exclusivo significa menos poluição, pois reduzem as latas, sacos e embalagem tetra pak descartados no meio ambiente, além das mamadeiras”.

BENEFÍCIOS DO LEITE MATERNO – O leite materno é capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de reduzir o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

Crianças que são amamentadas durante uma média de sete a nove meses têm seis pontos a mais de QI que crianças que recebem leite materno por menos de um mês.

A amamentação exclusiva também ajuda as mães a reduzirem o risco de câncer de mama, ovário e outros, além de doenças, como diabetes tipo 2, e auxilia na perda de peso.

CAMPANHA – As imagens da Campanha da Semana do Aleitamento Materno foram produzidas pelo fotógrafo Paulo Dimas, que registrou o momento de amor entre a mãe Fernanda Conceição Santos e seu filho Emanuel.  “Apesar da experiência em registrar cenas do dia a dia, fiquei emocionado. Em alguns momentos tive que interromper a sessão”.

A enfermeira do PSF do São Pedro Luciana Vidal, comentou sobre a campanha. “Ficou linda e foi produzida com a foto da mãe Fernanda Conceição Santos e o filho Emanuel, ambos são acompanhados pela nossa equipe de Saúde desde o pré-Natal e agora, no puerpério. O parto foi normal e aconteceu no Hospital Maternidade Theresa Sacchi, mais conhecido como Hospital da Mulher. O bebê Emanuel está em aleitamento exclusivo. Foi tudo preparado com muito carinho por toda equipe”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *