Polícia Militar prende jovem suspeita de tráfico em Barra Mansa
11 de agosto de 2020
Polícia Militar apreende drogas no bairro Belo Horizonte
11 de agosto de 2020


Novo horário de funcionamento do comércio de Pinheiral

Pinheiral

Na última segunda-feira (10), foi aprovado o Decreto Municipal nº 2.885 que dispõe a alteração no horário do comércio no município na retomada gradativa da atividade econômica, e que determina outras providências, fixando novo horário do comércio para Pinheiral podendo funcionar, pelo prazo inicial de 15 dias, feiras-livres, comércio ambulante e atividades autônomas (barbeiros, manicures, cabeleireiros e afins) e liberais (consultórios de fisioterapia, odontológicos, escritórios de contabilidade, advocacia e outros) no horário de 9 às 18h, de segunda-feira a sábado, mediante a limitações.

As feiras livres que realizam a comercialização de produtos de gênero alimentício e que tem papel fundamental no abastecimento local podem ocorrer, desde que cumpram as determinações estabelecidas, mantendo o distanciamento mínimo de dois metros inibindo aglomerações de pessoas e atendam uma pessoa por vez. Já os salões de beleza, manicures, barbeiros e outros assemelhados, devem atender uma pessoa por vez ou uma pessoa por cada um metro e meio quadrado, calculado sobre a área livre, preferencialmente por agendamento.

As imobiliárias, profissionais autônomos e liberais, como consultórios de fisioterapia, de psicologia, de odontologia, os escritórios de contabilidade, de advocacia e outros, devem atender uma pessoa por vez ou uma pessoa por cada um metro e meio quadrado, calculado sobre a área livre, preferencialmente por agendamento.

De acordo com o decreto as lojas de roupas, de calçados, de móveis e utensílios e outros, devem ter acesso restrito ao público, atendendo uma pessoa por vez ou uma pessoa por cada um metro e meio quadrado, calculado sobre a área livre e mantendo o espaçamento mínimo de dois metros em quaisquer filas e balcões.

As lojas de peças de veículos automotores e assemelhados, devem ter acesso restrito ao público, atendendo uma pessoa por vez ou uma pessoa por cada um metro e meio quadrado calculada sobre a área livre, mantendo o espaçamento mínimo de dois metros em quaisquer filas e balcões.

Quanto a estabelecimentos, consultórios, escritórios e outros congêneres, listados neste artigo, devem atentar para as seguintes práticas: acesso restrito ao público, obrigatoriamente, de um metro e meio quadrado calculado sobre a área livre do estabelecimento para cada consumidor; manter espaçamento mínimo de dois metros em quaisquer mesas, filas e balcões; a disponibilização de lavatório para mãos com água e sabão /detergente neutro ou álcool em gel a 70% para os clientes na entrada dos estabelecimentos; os colaboradores (empregados, prestadores de serviço, “freelancer” e outros) ou os profissionais liberais e autônomos devem realizar a higiene das mãos com água e sabão/detergente neutro ou álcool gel a 70%, frequentemente; os estabelecimentos ou os profissionais liberais e autônomos devem garantir a limpeza correta, frequente e sempre que necessário, das superfícies das áreas comuns; a utilização de EPI – Equipamento de Proteção Individual, dentre eles: máscara cirúrgica (comum), luvas de procedimentos não estéreis, manutenção dos ambientes ventilados e as demais práticas previstas na Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 05/2020.

Em todas as situações que forem possíveis está permitida à entrega em domicílio – “delivery” ou entrega direta aos consumidores de produtos, com pedido via aplicativo ou telefones.

COMÉRCIOS ESSENCIAIS

Ficam excluídos do horário fixado no decreto, por serem serviços considerados essenciais, os estabelecimentos e nos respectivos horários os mercados, entendido como lugar público onde se vende gêneros alimentícios, limpeza e artigos de uso rotineiro; no horário de 08 às 19h, de segunda-feira a sábado, e das 08 às 13h nos domingos; as farmácias; no horário de 08 às 22h, de segunda-feira a domingo; ou, se inferior, no seu regular horário de funcionamento; os hortifrútis, açougues, peixarias, agropecuárias, material de construção, oficinas mecânicas, borracharias, revendedores de gás de cozinha e água mineral; no horário de 08 às 19h, de segunda-feira a sábado; as padarias, sendo vedada a venda para consumo no interior dos estabelecimentos; no horário de 06 às 20h, de segunda-feira a domingos; os lavadores de veículos automotores, podem funcionar de 09 às 18h, de segunda-feira a sábado, enquanto postos de combustível podem funcionar 24h por dia ou no seu regular horário de funcionamento, de segunda-feira a domingo.

Todos esses estabelecimentos listados como essenciais devem obedecer a práticas como o acesso restrito ao público, obrigatoriamente, de um metro e meio quadrado do estabelecimento para cada consumidor; com limite de uma pessoa por grupo familiar; manter espaçamento mínimo de dois metros em quaisquer filas (caixa, açougues e outros) e balcões; além de obedecer às práticas da regra geral de acesso restrito ao público, espaçamento, higienização, limpeza e utilização de EPI.

O decreto prevê ainda que no abastecimento de veículos, os condutores e passageiros devem ser orientados a permanecerem dentro do veículo, evitando aglomerações nos postos de combustíveis. Outra norma é que em todos os estabelecimentos comerciais, consultórios, escritórios, academias e no transporte público municipal de passageiros é obrigatório o uso de máscara facial não profissional por qualquer cidadão durante seu atendimento, compras, utilização e outros, na forma do Decreto nº 2.826, de 27 de abril de 2020.

CASSAÇÃO DA FLEXIBILIZAÇÃO

A flexibilização do decreto será cassada imediatamente com a ocorrência de um dos seguintes indicativos, a serem divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre eles, que o número de leitos para pacientes graves com Covid-19 (08 leitos com respiradores) não iguale 50% da ocupação total do Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa. Ocorrendo a cassação prevista, somente é permitido o funcionamento dos serviços essenciais, previstos nos artigos 4º e 10 do decreto.

O decreto faculta aos mercados a fixação de horário exclusivo para atendimento dos idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais e pessoas inclusas no grupo de risco do “coronavírus” (covid-19), de no máximo 2 horas. Também foi expressamente proibida à abertura de quaisquer estabelecimentos comerciais e afins nos domingos, com exceção dos já autorizados (mercados, farmácias, padarias e postos de combustíveis), no limite das restrições. Os hortifrútis, açougues e peixarias ficam autorizados a funcionar aos domingos, no horário das 08h às 13h. Os revendedores de gás de cozinha e água mineral ficam autorizados a funcionar aos domingos somente para entrega em domicílio – “delivery”.

Os consultórios médicos, as clínicas médicas e veterinárias ambulatoriais particulares, entendidas como serviço médico que deve prestar o primeiro acolhimento à maioria das ocorrências médicas, tendo caráter resolutivo para os casos de menor gravidade e encaminhando os casos mais graves para um serviço de urgência e emergência ou para internamento hospitalar e para cirurgia eletiva, devem primar pelo atendimento extremamente necessário e de acompanhamento médico indispensável, no horário comercial (08h às 18h). No funcionamento dos consultórios médicos, das clínicas médicas e veterinárias ambulatoriais particulares, devem ser obedecidas às práticas da regra geral de acesso restrito ao público, espaçamento, higienização, limpeza e utilização de EPI.

Fica estabelecida a aplicação de multas aos descumpridores do Decreto pela fiscalização de postura, nos termos da lei nº 387, de 05 de janeiro de 2007, que “Dispõe sobre o Código de Postura do Município de Pinheiral, e dá outras providências”, inclusive, com a cassação do alvará de funcionamento. Em caso de descumprimento das medidas previstas neste Decreto, a fiscalização também deve noticiar as eventuais práticas de infrações administrativas previstas no art. 10 da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e o crime previsto no art. 268 do Código Penal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *