Volta Redonda registra mais um óbito por coronavírus
18 de abril de 2021
100 dias: Trabalho de reestruturação da Secretaria de Ação Comunitária permitirá reabertura de mais oito CRAS até o final de maio
18 de abril de 2021


Saae-VR faz balanço dos 100 primeiros dias

Investimentos em tecnologia, planejamento, procedimentos administrativos e operacionais resultaram em melhor atendimento à população

Os primeiros 100 dias da atuação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), sob a nova administração do prefeito Antonio Francisco Neto, apresentaram mudanças na forma de trabalhar, investimentos e a consequente melhora no serviço ofertado à população. De acordo com o presidente da autarquia, Paulo César de Souza, o PC, o plano de atuação montado pela nova administração seguiu seis diretrizes.

Uma delas foi a resolução imediata de problemas pendentes de água e esgoto acumulados. De acordo com dados do Saee-VR, o número de ordens de serviço em dezembro do ano passado era 611. Atualmente, a autarquia conseguiu reduzir esse número para 131, incluindo novas entradas ocorridas desde janeiro de 2021.

Paulo César, o “PC” do Saae

“Partimos para pequenas obras que geraram grandes resultados na questão do abastecimento de água como, por exemplo, na Rua Aristides Martins, no Limoeiro, e nos bairros Siderópolis e Jardim Esperança, por entender que esses atendimentos promovem benefícios imediatos à população”, acrescentou PC.

Com a pandemia de Covid-19 gerando impactos econômicos e sociais, foi importante também a mudança na forma de trabalhar, implantando uma melhor distribuição das atividades e adequação dos recursos de pessoal, sem aumento de custos. O objetivo foi obter o máximo de produtividade com os recursos disponíveis.

Saae – Volta Redonda

Ainda em relação aos custos, PC informou que houve uma redução associada a um aumento da receita. Uma das ações que propiciou isso foi a racionalização e controle da utilização de carros pipas, havendo uma redução de 65%, se comparados os custos registrados no primeiro trimestre de 2021 com igual período de 2020.

“O aumento na receita tem sido fruto da atuação integrada das unidades do Saae e ênfase nas ações efetivas de estimular os usuários a regularizarem as suas dívidas e ações no recebimento da dívida ativa”, explicou PC.

Para o prefeito Antonio Francisco Neto, todo o esforço que está sendo feito nos primeiros meses de sua gestão tem como prioridade otimizar recursos e melhorar o serviço prestado.

“A população pode ter certeza que estamos trabalhando sem interrupções e vamos conseguir melhorar o acesso à água e ao tratamento de esgoto para Volta Redonda. Melhorar a qualidade vida dos moradores é prioridade em nosso governo”, afirmou o prefeito.

Tecnologias e planejamento

Além das transformações internas visando mais eficiência no serviço prestado, o Saae-VR também trabalhou nesses 100 primeiros dias com foco na implantação de tecnologias e melhoria de sistemas automatizados, que serviram de suporte para tomada de decisões e realização de serviços de forma mais ágil.

PC explica que foi implantado um novo sistema de atendimento digital telefônico que gerencia melhor as ligações dos clientes e os coloca em filas para retorno automático pelo atendente. Isso deu mais agilidade e pronta resposta às solicitações.

“Também iniciamos a digitalização de documentos, que permite acesso mais rápido às informações, além da implantação da leitura à distância dos hidrômetros com chip, e do envio de contas por e-mail, ambos permitindo maior rapidez na arrecadação. E utilizamos a tecnologia soft-start nos sistemas de bombeamento, o que gera atendimento mais ágil e evita deslocamento de equipes ao local”, acrescentou o presidente do Saae-VR.

E todo esse trabalho em diversas frentes permitiu um melhor planejamento e execução das obras e projetos de maior porte, para eliminar deficiências nos sistemas de produção e distribuição de água tratada.

“Após análise das deficiências de nossos sistemas de produção e distribuição de água tratada, identificamos a rede da Avenida Beira-Rio como o principal item a ser resolvido e iniciamos, de imediato, o projeto de toda a rede e preparação das especificações, além do processo de licitação, que já foi iniciado”, acrescentou PC. Fotos: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *