Barra Mansa registra mais três mortes por Covid-19
21 de abril de 2021
Mutirão de exames preventivos será realizado em 12 postos de saúde de Resende
21 de abril de 2021


Prefeitura de Barra Mansa vacina pessoas com síndrome de Down contra Covid-19

Município também aplicou primeira dose em mulheres de 60 anos, nascidas de janeiro a junho, e dose complementar em idosos de 69 anos

Na tarde desta terça-feira (20), a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com síndrome de Down. A ação aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e atendeu 57 pessoas com idade acima de 18 anos, sendo 23 alunos da instituição.

Acompanharam a vacinação o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, a coordenadora de Educação Especial do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), Sônia Coutinho, o presidente da Apae, Luiz Alberto Lopes Feijó, e vereadores.

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes,acompanhou de perto a ação e falou sobre a necessidade de atender esse grupo. “Essa vacinação é a coisa mais linda. É a inclusão de um segmento que tem baixa imunidade. Eles têm a nossa preferência e o nosso respeito total. Somos a primeira cidade a fazer e este é o primeiro grupo com comorbidade e portadores de necessidades especiais que nós estamos atendendo”.

O presidente da Apae, Luiz Alberto Lopes Feijó, destacou a importância da vacinação para as pessoas com síndrome de Down. “A Apae vive em função dessas pessoas com algum tipo de síndrome. A Down é a que tem mais comorbidades. Estávamos muito preocupados com o início desta vacinação porque o Down tem uma predisposição muito grande com questões respiratórias. Corríamos o risco de algum assistido nosso ser vítima dessa doença”.

A vacinação para este grupo é uma solicitação da vereadora Luciana Alves, que detalhou a iniciativa; “A pessoa com síndrome de Down está inclusa no Plano Nacional de Imunização do Governo Federal e aqui em Barra Mansa o prefeito segue de forma criteriosa, com muita responsabilidade. Tenho acompanhado outros municípios que já tinham conseguido a vacinação para o Down. Eu entrei com um projeto de lei na Câmara, junto com o presidente Furlani, e foi aprovado. Conversamos com o prefeito e mostramos a importância dessa iniciativa. Uma pessoa com síndrome de Down tem aproximadamente uma predisposição para umas 80 doenças. A chance de morte é de 10% a mais do que para outras pessoas”.

Marlene Marinho Rocha, veio acompanhar o irmão Rafael Rocha Ramos, de 32 anos. “O atendimento foi excelente, sem comentários. As pessoas que têm síndrome de Down fazem parte do grupo de risco. Não esperava a vacinação chegar tão rápida”. Rafael também fez questão de demonstrar a sua alegria. “Estou doido para tomar a segunda dose e voltar a fazer a academia. Estava ansioso e agora estou muito feliz. Não precisa ter medo de tomar a vacina”.

Primeira dose para mulheres de 60 anos e segunda para idosos de 69 anos

Dando continuidade a imunização contra a Covid-19 no Parque da Cidade, a Prefeitura de Barra Mansa vacinou no drive-thru desta terça-feira (20) mulheres com 60 anos completos, nascidas de janeiro a junho,com a primeira dose, e idosos de 69 anos com a dose complementar. A ação ainda contou com a vacinação de pedestres na tenda montada exclusivamente para aqueles que compareceram a pé.

Maria das Dores dos Santos Vieira foi ao parque tomar sua primeira dose da vacina. “Estava muito ansiosa para esse momento. A vacinação está muito organizada, gostaria de agradecer ao prefeito Rodrigo Drable em nome de todos, por esse ótimo trabalho que está sendo feito”, concluiu.
Fotos: Felipe Vieira e Chico de Assis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *