Três homens são baleados no bairro Ano Bom, em Barra Mansa
24 de abril de 2021
Morre criança torturada em Porto Real
24 de abril de 2021


Posto de Policiamento Ambiental será implantado em Volta Redonda a pedido do deputado federal Delegado Antonio Furtado

A unidade será implantada no Zoológico Municipal ou no Parque do Ingá com o funcionamento de um centro de recuperação e reinserção na natureza dos animais apreendidos

O trabalho de repressão aos crimes ambientais no Sul Fluminense ganhará um reforço a mais com a implantação de um Posto de Policiamento Ambiental (PPA) em Volta Redonda. Para conhecer o local que receberá a unidade, estiveram, ontem (23/04), no Zoológico Municipal e no Parque do Ingá uma comitiva formada pelo deputado federal Delegado Antonio Furtado; Vereador Temponi; Bruno dos Anjos Gomes, comandante da  Segunda Unidade de Polícia Ambiental; Alessandro Felipe Veiga, diretor de Engenharia e Arquitetura da PMERJ;  Jurandir de Almeida Júnior, sessão técnica da Diretoria de Engenharia e Arquitetura da PMERJ; Jadiel Teixeira, coordenador do Zoológico Municipal e Miguel Arcanjo, secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda.

– Montamos essa comitiva para conhecer melhor o local e apresentar para a equipe técnica de engenharia e arquitetura a área destinada para a implantação do PPA.  Ter o posto de policiamento em Volta Redonda é muito importante para coibir os crimes relacionados aos animais e também para criar uma consciência ambiental nas nossas crianças e jovens. Essa é uma parceria com a prefeitura de Volta Redonda, apoiada pelo prefeito Neto – explicou o deputado.

Muito mais que fazer a repressão dos crimes ambientais, o Posto de Policiamento, que será montado no Zoológico Municipal ou no Parque do Ingá, atuará na prevenção e conscientização com cursos e palestras  para a população, e centro de recuperação e reinserção na natureza dos animais apreendidos.

– Estamos aqui com a equipe técnica de engenharia e arquitetura da polícia para dar toda a assistência na montagem da estrutura física. Além de interagir com a população, com cursos e palestras, vamos facilitar o trabalho das equipes ambientais e  possibilitar que, nas apreensões ocorridas, os animais possam receber a adequação necessária para depois serem devolvidos a natureza – afirmou Bruno dos Anjos Gomes, comandante da  Segunda Unidade de Polícia Ambiental.

Atualmente, o Sul do Estado conta apenas com o posto da Polícia Ambiental  na Serra da Concórdia, em Valença, para atender a região. O pouco efetivo impede que ações de prevenções aconteçam, por isso, 95% do atendimento realizado é com base nos chamados recebidos pelo disque denúncia. Mesmo assim, de janeiro a março de 2021, foi registrado um aumento de 70% no número de casos.

– Nosso objetivo é aumentar a efetividade das ações da Polícia Ambiental aqui na região. Se fizermos a fiscalização, apreensões, recuperação e soltura dos animais por Volta Redonda, vamos ter  agilidade e garantir que os direitos dos animais sejam cumpridos – destacou o deputado federal Delegado Antonio Furtado.

Suély Zonta

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *