Volta Redonda vacina mais de 1.300 pessoas contra a gripe em drive-thru na Ilha São João
27 de maio de 2021
Deputado Marcelo Cabeleireiro participa de entrega das casas às famílias afetadas pelo Pátio de Manobras
27 de maio de 2021


CDL Jovem de Volta Redonda realiza Dia Livre de Impostos

Ação teve com objetivo conscientizar a população quanto à alta carga tributária paga no país

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) realizou nesta quinta-feira (27/05), a campanha do Dia Livre de Impostos. O DLI recebeu a adesão de mais de 30 empresas da cidade, que comercializaram algumas mercadorias sem o valor do imposto, com uma mobilização no Sider Shopping e no Shopping 33, além da exibição de faixas em alguns cruzamentos da Vila Santa Cecília. O objetivo foi alertar aos consumidores e lojistas quanto à alta taxa tributária que é paga sobre os produtos, a chamada tributação sobre o consumo. Lojas do Centro, Aterrado e outros bairros também aderiram à campanha.

A CDL Jovem, com apoio da Diretoria Executiva, foi responsável pela organização da ação em Volta Redonda e o presidente Leandro Noel falou sobre como é importante mostrar na prática a urgência de uma reforma tributária no país. “O Brasil, num ranking de 30 países, é o 14º que mais arrecada com impostos, e o nono com a carga tributária mais cara do mundo, além disso, é o último que mais reverte esse valor para benefícios da população. Isso precisa mudar. Somando todos os tributos que pagamos em um ano, estima-se que de toda a movimentação financeira neste período, quatro ou cinco meses seriam para pagar impostos. Isso mostra a relevância dessa campanha de conscientização que realizamos todos os anos”, disse. Ele ressaltou que a pesa carga tributária também é um entrave na geração de empregos e do desenvolvimento econômico no país.

A organização do Sider Shopping, que é apoiador deste projeto na cidade, encorajou os empresários a participarem e cerca de 40% das lojas aderiram. A coordenadora de marketing, Patrícia Macedo, afirmou que essa campanha é muito importante, uma vez, que no geral, as pessoas nem se dão conta de quanto realmente pagam de imposto.
“O objetivo desta parceria, que acontece do Sider Shopping com a CDL Jovem para o Dia Livre de Impostos, é justamente mostrar esses valores para nossos clientes e como isso impacta na vida dos lojistas e do próprio consumidor. Essa é uma ação que serve para despertar em todos os cidadãos a importância de se informar e procurar meios de mudar este cenário. Alguns lojistas do Sider Shopping retiraram os impostos de produtos e venderam aos clientes com valores sem tributos, mas não deixaram de pagar as taxas, apenas os consumidores foram isentos”, comentou. Participaram lojas de diversos segmentos como: calçados, vestuário, eletroeletrônicos e restaurantes. “Acreditamos que a população tenha gostado muito da ideia”, disse.

Os lojistas que aderiram à campanha também comentaram sobre a importância do evento. Gisele Carvalho, proprietária da franquia Havaianas, afirmou que é triste ver o valor tão alto que se paga sobre os produtos. “Além da conscientização, essa campanha motivou a termos mais clientes na loja, atraídos pelos produtos com esse desconto dos impostos. Quando vemos o quanto é retirado no valor final da mercadoria, é realmente impactante. Esperamos que isso melhore e vamos ter um país melhor nessa área também. Essa campanha é mais um passo”, completou.
Graciane Teixeira, gerente da Yes Cosméticos, também demonstrou sua indignação com os impostos. “Mostra o quanto é motivo para estarmos indignados com o alto valor que pagamos. Se fosse mais barato, venderíamos muito mais do que vendemos hoje, com um preço muito mais acessível. Entendo a necessidade de cobrar impostos, mas é abusivo demais. Essa ação é boa para vermos como esse valor altíssimo é prejudicial tanto para os lojistas quanto para os consumidores. “Vimos o quanto é preciso mudar para melhorar”, afirmou.

Esse ano, com o apoio da Diretoria Executiva, e de forma inédita, a campanha foi realizada também incentivando as compras por delivery, com o objetivo de evitar aglomeração por conta da pandemia da Covid-19. Já na ação física, o Impostossauro, símbolo da campanha, esteve presente, sendo mais uma vez o mascote e o centro das atenções. O dinossauro representa a alta carga tributária que abocanha quase 80%, dependendo, do valor do produto. “Hoje, praticamente 32% do que se produz no Brasil são destinados para pagar imposto”, comentou Noel. A data escolhida representa os 151 dias que se trabalha no país para pagar tributos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *