Guarda Municipal de Volta Redonda instala base fixa na Avenida Amaral Peixoto
22 de junho de 2021
Polícia Militar prende suspeito de furto em Barra Mansa
22 de junho de 2021


Vacinação contra gripe se torna ainda mais necessária com a chegada do inverno

Meta de vacinação é de 91 mil pessoas, apenas 40 mil se vacinaram

Não é novidade que as mudanças de estações interferem na saúde das pessoas. Com a chegada do inverno, que começou oficialmente nesta segunda-feira (21), os especialistas alertam para maior atenção às doenças respiratórias. Uma das medidas para amenizar a sobrecarga dos serviços de saúde nesta época e em tempos de pandemia é a vacinação contra a Influenza, que assume maior relevância para proteger a população vulnerável com risco de desenvolver formas graves da gripe.

A meta vacinal em Volta Redonda é de 91 mil pessoas. Porém, faltando quase 15 dias para o término da campanha de vacinação no município, que está prevista para encerrar no próximo dia 9 de julho, apenas cerca de 40 mil pessoas se vacinaram contra a gripe. Por isso, a Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de se vacinar o quanto antes.

“A gripe tem um alto impacto na sociedade porque ela é muito transmissível e altamente infecciosa. Por isso, atingindo o público-alvo, a gente vai conseguir diminuir esse impacto dentro do sistema de saúde que pode está sobrecarregado pela pandemia”, explicou a médica de família da Secretaria Municipal de Saúde, Silvia Mello dos Santos.

Além disso, a vacinação promove uma diminuição da circulação viral, o que permite mais ênfase de atendimento do profissional de saúde aos casos de Covid-19. “Os sintomas da gripe e da Covid-19 se parecem. A vacinação ajuda também na questão do diagnóstico diferencial, pois ajuda o profissional de saúde a entender que aquela pessoa realmente pode ser um caso suspeito de Covid, por já ter se vacinado contra a gripe”, explicou Silvia, lembrando que quem se vacinou contra o novo coronavírus deve aguardar 15 dias para receber a dose contra a gripe.

Onde se vacinar?
As doses estão sendo ministradas das 8h às 16h em todas as unidades de saúde do município, exceto nos polos de Covid-19 que ficam nos bairros 249, Vila Mury, São João, Siderlândia e Volta Grande.

Quem pode se vacinar?
Podem se vacinar contra gripe trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas e lactantes, crianças de 06 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, idosos a partir de 60 anos, professores, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores portuários, Força de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionário de Sistema de Privação de Liberdade; pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e adolescentes e jovens com Medida Sócio Educativas.

Ainda fazem parte do público-alvo pessoas com doenças respiratórias crônicas, diabetes, imunossupressão, doenças cardíacas crônicas, doenças renal crônica, obesos, transplantados, doença neurológica crônica e portadores de trissomias. Para fazer a vacina contra gripe é necessário apresentar o Cartão do SUS, documento de identidade e carteira de vacina, além de documento que comprove a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *