Foragido da Justiça por estupro é preso em Sapucaia
29 de julho de 2021
Homem é preso por estupro de vulnerável, em Rio das Flores
29 de julho de 2021


Smac faz parceria com SOS para acolher população em situação de rua

Dezessete pessoas vão pernoitar na Instituição a partir desta quarta-feira, dia 28

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) fez uma parceria com o SOS (serviços de Obras Sociais) de Volta Redonda para atender a população em situação de rua da cidade. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPES), Denise Alves, os usuários, a partir desta quarta-feira, dia 28, pernoitarão na instituição e receberão antes, através do CentroPop (Centro de Referência Especializado para população em Situação de Rua Uhady Nars), localizado ao lado do Cais Aterrado, banho e alimentação.

“Eles tem que estar no CentroPop às 18 horas, e lá eles tomam banho, jantam e guardam seus pertences no local. E seguem em uma van para o SOS no bairro Voldac para dormir. No dia seguinte, por volta de 8 horas, eles retornam para o CentroPop”, detalhou a coordenadora os procedimentos. “Começamos com acolhimento de cinco ou seis pessoas e a partir de hoje, já estamos atendendo a 17 usuários”, informa Denise, explicando que estas pessoas foram direcionadas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social da Smac nas ruas ou manifestaram interesse em pernoitar no SOS, e foram encaminhadas pelo CentroPop.

“Nós fizemos esta parceria com o SOS e demos toda a estrutura para atender estas pessoas, inclusive um funcionário, que acompanha o grupo e dorme lá também. E isso está dando super certo”, comemora.

Denise explica ainda que o objetivo é dar um atendimento diário a estas pessoas, embora o início da ação coincida com estes dias de inverno intenso.

“Não é só por causa do frio. A nossa intenção é tirar estas pessoas da rua. Esta parceria é um pré-atendimento para que elas ingressem na rede de assistência social do município. Mas caso aumente o número de pessoas em situação de rua e que queiram pernoitar nestes dias de baixa temperatura, a Smac já está providenciando um novo espaço para estas pessoas passarem a noite”, informa ela.

“Nós não conseguimos levar eles diretamente para o Abrigo Municipal Seu Nadim, porque é necessário que eles cumpram algumas regras que ainda não estão preparados para isso. Assim, eles passam por um período de acompanhamento pelo Centro Pop, a fim de entenderem e aceitarem as regras da unidade para serem acolhidos no Abrigo”, explica a diretora.

O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, informa que é importante criar estes vínculos com a população em situação de rua, seja através do Serviço de Abordagem ou do Centro Pop, para efetivar a ressocialização destas pessoas.

“É um trabalho de equipe que visa cuidar destas pessoas e reduzir a população em situação de rua, mas cuidando com seriedade deles. Chegamos em janeiro na Smac e contabilizamos 120 pessoas morando na rua e agora temos cerca de 50 pessoas. Ainda é preocupante, mas a cada dia avançamos, cuidamos e trabalhamos na ressocialização”, afirma Munir, aproveitando para agradecer ao apoio do coordenador do albergue do SOS, José Francisco de Oliveira.

Atendimento à População em Situação de Rua

A Smac coloca em prática o Serviço Especializado em Abordagem Social que faz atendimento nas ruas, identifica e encaminha as pessoas em situação de rua para atendimento no CentroPop. Neste Centro é oferecido acesso a higiene pessoal, alimentação e viabilização de retirada de documentos.

Para aqueles que desejam sair das ruas, a equipe encaminha para o Abrigo Municipal Seu Nadim, onde eles passam a morar lá e são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. A partir deste atendimento completo no Abrigo é que começa o trabalho de ressocialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *