Suspeito morre em confronto com a polícia em Angra dos Reis
18 de agosto de 2021
Servidores da Saúde de Volta Redonda passam por capacitação sobre hepatites virais
18 de agosto de 2021


Prefeitura de Volta Redonda economiza com recuperação de móveis e eletrodomésticos

Cerca de 35% dos materiais que estão em depósitos da prefeitura poderão ser reutilizados na máquina administrativa

A Prefeitura de Volta Redonda deu início, na manhã desta terça-feira, dia 17, ao projeto “Recuperando a Casa”, que vai gerar aos cofres públicos uma economia de até R$ 200 mil por ano. A proposta consiste na reforma e reparos de cerca de 35% dos materiais e eletrodomésticos que estão atualmente nos depósitos do Governo Municipal. Muitos seriam descartados como sucata, apesar de ainda poderem ser úteis.

O projeto tem como objetivo reparar móveis e eletrodomésticos da administração municipal, que estão inutilizados. A equipe que será responsável pela execução dos trabalhos é composta por marceneiros, eletricistas e refrigeristas. A primeira secretaria a ser beneficiada com a iniciativa será a Saúde, que fez um levantamento do que tem em depósito para ser remetido à oficina do Recuperando a Casa, localizada no bairro Aterrado. A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, parabenizou a iniciativa do governo.

“Através desse projeto, será possível recuperar grande parte do nosso mobiliário, que hoje julgamos como inservíveis, mas que estão em condições de serem reformados. O resultado será a economia de recursos financeiros, de tempo e de trabalho de outras equipes que acabam tendo que licitar a compra de novos mobiliários. O projeto vai contribuir para que façamos uma boa gestão, além de servir para desocupar os depósitos que ficam lotados”, disse a secretária.

Entre os materiais que serão recolhidos e recuperados estão cadeiras, mesas, ares-condicionados, bebedouros, geladeiras, freezers, ventiladores e microondas. Todo o material que não tem como ser recuperado será enviado para um depósito e fará parte de um leilão promovido pela administração municipal, posteriormente.

O secretário Municipal de Ação Social, Munir Francisco, explicou que o Recuperando a Casa, envolverá diversas secretarias como Saúde, Educação, Infraestrutura, além do Departamento de Patrimônio. “Precisamos unir forças para manter a nossa cidade funcionando e, ao mesmo tempo, fazer economia. A partir de hoje vamos recuperar todos os materiais e móveis que estão nos depósitos dos bairros Santa Rita do Zarur, Vila Brasília, e Padre Josimo e também na sede da Secretaria de Saúde. Vamos fazer uma varredura em todas as secretarias, depois de concluir o serviço nesses locais”, disse o secretário.

Recuperação da Frota

Com as finanças apertadas, a atual administração municipal vem adotando diversas medidas de economia desde o primeiro dia de governo. Além de uma busca incessante para aumentar a arrecadação, a Prefeitura também, tem adotado formas de gastar menos. Antes do projeto “Recuperando a Casa”, a Secretaria Municipal de Infraestrutura fez um minucioso trabalho para recuperar veículos que estavam “encostados” e fora de uso. Com isso, foram 11 automóveis de passeio, oito caminhões, uma pá mecânica e uma retroescavadeira recuperados. O serviço foi executado pelos próprios funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), pasta responsável pela Garagem Municipal.

Os veículos passaram por revisão e mecânica e elétrica, além de receber reparos na lataria. Utilizando mão de obra, equipamentos e material disponíveis na prefeitura, a ação também gerou economia para os cofres públicos. A recuperação de 19 veículos e duas máquinas possibilitou, por exemplo, o cancelamento de contratos de locação de automóveis e caminhões que garantiam a funcionalidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *