Prefeitura de Volta Redonda economiza com recuperação de móveis e eletrodomésticos
18 de agosto de 2021
PRF apreende 110 quilos de maconha em Seropédica
18 de agosto de 2021


Servidores da Saúde de Volta Redonda passam por capacitação sobre hepatites virais

Profissionais receberam orientações para o diagnóstico precoce das doenças. Ação ocorre em ciclo de quatro encontros devido às restrições provocadas pela pandemia de Covid-19

Servidores municipais da Secretaria de Saúde (SMS) de Volta Redonda passaram na manhã desta quarta-feira (18) por uma capacitação sobre hepatites virais. A ação, dividida em quatro encontros por conta das restrições e limite de pessoas provocadas pela pandemia de Covid-19, acontece até setembro no auditório da Fasf (Faculdade Sul Fluminense). O objetivo é capacitar os profissionais sobre a realização do teste rápido para o diagnóstico precoce das hepatites B e C. Esses exames são oferecidos gratuitamente pela prefeitura à população nas 46 Unidades Básicas de Saúde do município.

A enfermeira Anna Beatriz de Avellar Melo, responsável pela Área Técnica de Hepatites Virais do município, destacou que essas doenças são silenciosas e às vezes os sintomas só aparecem em um estágio avançado.

“Por este motivo, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas procurem realizar o teste pelo menos uma vez ao ano. A maioria não apresenta sintomas, mas alguns sinais podem sinalizar o alerta para a hepatite, como febre; fraqueza; cansaço; mal-estar; dor abdominal; enjôo, náuseas; vômitos; perda de apetite; urina escura (cor de café) e icterícia (olhos e pele amarelos)”, alertou.

As hepatites provocam inflamação do fígado e podem acarretar complicações das formas agudas e crônicas, muitas vezes levando à cirrose, ao câncer de fígado e até a morte. Por isso, cuidados com a higiene, uso de preservativos durante as relações sexuais e o não compartilhamento de seringas ou materiais perfurocortantes são algumas formas de prevenção da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *