PRF flagra condutor com CNH suspensa na Dutra, em Barra Mansa
18 de dezembro de 2021
Volta Redonda não registra óbito por coronavírus
18 de dezembro de 2021


Volta Redonda elege Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Dez organizações da sociedade civil têm representantes no grupo que conta ainda com membros do Poder Público

Representantes da sociedade civil que compõem o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Volta Redonda (COMUPPIR/VR) foram escolhidos entre 16 entidades habilitadas pelo Edital de Chamamento para concorrerem à eleição. Dez organizações ficaram com as cadeiras após o pleito no dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

As entidades, que representam a diversidade na luta por igualdade racial em Volta Redonda, farão parte do conselho no quadriênio 2022 até 2025. Os Movimentos Sociais Negros Organizados ficaram com seis vagas, a serem ocupadas pelo Grupo das Marias, Centro Cultural Mandela, Movimento Negro Unificado (MNU), Clube Palmares, Movimento Punho Cerrado e Associação de Mulheres Mariana Crioula (AMAC).

Representando as entidades de classe, está a Comissão de Igualdade Racial e Intolerância Religiosa da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); os Núcleos de Estudos Étnicos Universitários são representados pelo Observatório de Direitos Humanos do Sul Fluminense da UFF (Universidade Federal Fluminense); as Instituições voltadas para os Diretos Humanos pelo Coletivo Sentinelas da Aldeia; e as Instituições religiosas de Matriz Africana pela Mojubá – Comissão de Terreiros e Povos Tradicionais de Volta Redonda. Cada um com uma cadeira no conselho.

De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulher e Direitos Humanos, Glória Amorim, os conselhos municipais têm papel fundamental no exercício pleno da cidadania e, por isso, são imprescindíveis à democracia. “Eles têm a função de ampliar a participação da sociedade civil nos espaços de decisão da esfera pública”, disse.

“Os conselhos municipais são entidades públicas de natureza consultiva, funcionam como ferramentas que possibilitam à sociedade civil, tanto a participação ativa na formulação de políticas públicas setoriais quanto à possibilidade do controle e da fiscalização sobre essas políticas”, completou a secretária.

O Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Volta Redonda também será composto por membros do Governo Municipal, com integrantes das seguintes secretarias e autarquias: secretarias de Cultura (SMC), de Saúde (SMS), de Administração (SMA), de Ação Comunitária (Smac); Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre); Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR); Fundação Beatriz Gama (FBG); Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda (EPD-VR); e Companhia de Habitação de Volta Redonda (Cohab). Secom/PMVR
Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *