Suspeitos são presos com armas e drogas em Volta Redonda
11 de janeiro de 2022
Espaços culturais passam por manutenção em Volta Redonda
11 de janeiro de 2022


Coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda destaca importância da terceira dose contra Covid-19

Vacina impede casos graves da doença com surgimento de nova variante. Pessoas que receberam 2ª aplicação até o dia 16 de outubro podem ser imunizadas novamente

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem promovido a campanha de vacinação contra Covid-19. No início dessa semana, o município ampliou o público-alvo para a terceira dose. Pessoas, a partir de 18 anos, que receberam a segunda aplicação até o dia 16 de outubro podem ser vacinadas novamente em todas as 46 unidades básicas de saúde da cidade (UBSs e UBSFs).

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, destacou que a medida tem como objetivo aumentar a proteção da população diante do novo cenário epidemiológico – o surgimento da variante Ômicron.
“Estamos diante de uma variante circulante altamente transmissível, a Ômicron. Ela já comporta estudos que identificaram a importância do reforço para ampliar a proteção contra as formas mais graves da doença. Em Volta Redonda, estamos oferecendo o reforço para população acima de 18 anos que tomou a 2ª dose até 16/10/2021. Com isso, teremos um contingente da população vacinada com a terceira dose e com menor risco de ocupação de leitos e óbitos por Covid-19”, destacou Vasconcellos.

O médico sanitarista ressaltou ainda sobre a importância de pessoas que tenham imunossupressão, ou que, se expõem com muita intensidade ao vírus, como profissionais de saúde, cuidadores de idosos de fazerem a dose de reforço. “No caso dos imunossuprimidos, esse público deve realizar a 4ª dose que está disponível desde a semana passada no município”, afirmou.

Para receber o reforço, é necessário apresentar a caderneta de vacinação contra Covid-19, CPF ou cartão do SUS, em uma das unidades básicas de saúde.

Primeiras e segundas doses

A primeira dose continua sendo oferecida as pessoas a partir de 12 anos. A segunda dose é aplicada em quem tomou a 1ª dose há mais 21 dias dos imunizantes: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. A segunda dose da Janssen é aplicada após 2 meses da dose única. O imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

Funcionamento das unidades básicas

As UBSs e UBSFs do município funcionam das 9h às 16h. Algumas unidades têm horário diferenciado: Siderlândia, Jardim Paraíba, Vila Rica/Tiradentes, Açude I, Santo Agostinho e Santa Cruz, que ficam abertas até as 18h. Outras cinco funcionam em horário estendido: Vila Mury, Volta Grande, São Geraldo, São João e 249, até as 21h.
Vale lembrar que doses da vacina CoronaVac estão concentradas nas unidades: 249, São Geraldo, Retiro 2 e Volta Grande. Secom PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *