Prefeitura de Itaperuna trabalha para acabar com filas na marcação de exames
17 de março de 2022
Polícia Militar apreende drogas com suspeito no bairro Água Limpa
17 de março de 2022


Antonio Furtado se reúne com presidente do INSS e busca benefícios para aposentados e pensionistas

Aumento da margem do empréstimo consignado e 14º salário estavam entre as pautas da reunião

O deputado federal Delegado Antonio Furtado se reuniu com o presidente do INSS (Instituto Nacional da Previdência Social), José Carlos Oliveira, para tratar de pautas importantes em favor de aposentados e pensionistas, como o aumento da margem do empréstimo consignado e o pagamento do 14º salário. Com as propostas em vigor, cerca de 36 milhões de segurados serão beneficiados.

A previsão é de que nesta quinta-feira, dia 17, o presidente Jair Bolsonaro reedite a Medida Provisória que concede 5% de acréscimo na margem do consignado.

Para entender a relevância dessa alteração, o parlamentar explicou que essa modalidade é bastante usada por aposentados e pensionistas que buscam uma renda extra para complementar o orçamento. Nesse tipo de empréstimo, a dívida é descontada em parcelas do pagamento mensal recebido.

– No entanto, existe um limite que pode ser descontado do benefício. Chamamos isso de margem consignável e é o que determina o valor que pode ser comprometido do pagamento. Atualmente funciona da seguinte forma. É possível utilizar 35% do benefício para arcar com o consignado. Com o aumento, seria possível utilizar até 40% para essa contratação. Com isso, esse público poderá ampliar a renda e arcar com despesas necessárias para garantir melhor qualidade de vida – destacou.

Antonio Furtado ainda lembrou que a margem acrescida chegou a ser adotada como medida temporária para controlar a recessão econômica provocada na pandemia, mas a sua liberação durou apenas até o final do ano passado. O parlamentar afirmou que esta luta é justamente para que o aumento de 5% seja incorporado em lei de maneira permanente.

A proposta do 14º salário é uma ideia legislativa do advogado Sandro Gonçalves, apresentada e transformada em Projeto de Lei no ano de 2020 para frear os impactos da pandemia, já que os segurados tiveram o 13º adiantado, o que demandou o planejamento de um amparo em caráter emergencial. Ele e Felipe Brito, especialista em empréstimo consignado e benefícios previdenciários, também participaram da reunião.

Para o deputado, um país melhor e com mais oportunidades é construído com políticas previdenciárias moldáveis às atuais necessidades.

– Esse benefício ainda não foi pago, mas a nossa expectativa é de que esse auxílio possa sair do papel e se tornar realidade. Sem falar que esse valor adicional será essencial para estimular a economia em um momento de recuperação. Outro ponto importante é o fato de que muitas famílias são sustentadas por aposentados e pensionistas. Esse é um cenário muito presente nos lares brasileiros. Não tenho dúvidas da importância dessa proposta e dos reflexos positivos que serão gerados na vida de milhares de pessoas – concluiu.

Assessora de Imprensa/Natacha Prado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *