Lula quer universalizar o acesso ao ensino superior
19 de setembro de 2022
Prefeitura de Resende abre inscrições para oficina de reciclagem com materiais reutilizados
19 de setembro de 2022


Guarda Mirim de Volta Redonda faz blitz educativa na Vila Santa Cecília

Evento está inserido nas ações pela Semana Nacional do Trânsito e vai divulgar a rede de proteção a crianças vulneráveis no município

A Guarda Mirim de Volta Redonda fará nesta terça-feira, 20, uma blitz educativa na Vila Santa Cecília. Os motoristas que passarem pela Rua 12, entre 8h e 16h, vão receber panfleto informativo sobre a rede de proteção a crianças vulneráveis no município. A ação faz parte das comemorações pela Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro.

O evento foi planejado pelas secretarias municipais de Ordem Pública (Semop), através da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), e de Ação Comunitária (Smac). O objetivo é divulgar os órgãos e serviços de proteção a crianças e adolescentes em Volta Redonda. O material distribuído chama a atenção para o Disque 100, que recebe as denúncias de casos de trabalho infantil, onde a pessoa não precisa de identificar, e também apresenta os demais serviços.

A rede de assistência social de Volta Redonda conta com o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que dispõe de ferramentas para proteger crianças e adolescentes. O Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) mapeia os casos; o Conselho Tutelar analisa as violações e coordena intervenções; o Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) faz o acompanhamento; e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) fiscaliza os serviços e pensa em novas estratégias para atender esse público.

“São informações importantes para as crianças que fazem parte da Guarda Mirim, que é um relevante projeto social, e também para os condutores abordados. A ideia é conscientizar toda sociedade e mostrar o caminho para ajudar as crianças e adolescentes que precisam”, salientou o secretário da Semop, o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Durante a ação, os guardas mirins estarão acompanhados de representantes da Guarda Municipal, da Coordenadoria da Juventude (CoordJuv), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar e da Promotoria de Infância e Juventude.

Projeto Guarda Mirim atende crianças e adolescentes

O Projeto Guarda Mirim, desenvolvido pelas secretarias municipais de Ação Comunitária e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal, atende crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. As aulas acontecem no interior da sede da Guarda Municipal e externamente em setores públicos, como a “Cidade do Trânsito”, que fica na Ilha São João. Todos recebem uniforme e certificados no final do treinamento.

O objetivo é passar lições de educação no trânsito e cidadania para promover mudança de comportamento e torna-los multiplicadores das informações entre familiares e comunidades a que pertencem. Fotos de divulgação – Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *