PRF prende homem com mandado de prisão na Dutra em Resende
12 de abril de 2023
PRF prende jovem com mandado de prisão na Dutra, em Piraí
12 de abril de 2023


Primeiro dia da vacinação contra gripe tem alta procura nas unidades de saúde de Volta Redonda

Vacina bivalente contra a Covid-19 também começou a ser aplicada para novo grupo nesta quarta-feira

O primeiro dia de vacinação contra a gripe (Influenza) teve alta procura em todas as unidades de saúde (UBSs e UBSFs) de Volta Redonda nesta quarta-feira, dia 12. Nesta primeira etapa, estão sendo imunizados os grupos prioritários. Hoje também teve início a vacinação com a bivalente contra a Covid-19 para um novo grupo, abrangendo agora pessoas acima de 12 anos com comorbidades. O intervalo para receber a bivalente é de quatro meses da última dose tomada.

Morador do bairro São João, José Roque Valente, de 70 anos, foi na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Paraíba se vacinar e falou da importância de tomar o imunizante. “Todo ano tomo a vacina da gripe e parei de pegar a doença de uma forma mais grave. Então é muito importante todo mundo se vacinar. Também já tomei a bivalente. Falou que tem vacina, estou vindo tomar”, disse.

Quem também está com a vacinação em dia é a moradora do Aterrado, Tâmara Fernandes, de 65 anos. “Quando vi que liberou a vacina da gripe, vim logo aqui no posto do Jardim Paraíba tomar a minha. É rapidinho e você fica protegido. Todo ano estou aqui e procuro sempre estar com a caderneta de vacinação em dia”, afirmou.

Vacinação simultânea

Além da vacina contra a gripe (Influenza), as unidades de saúde de Volta Redonda também estão aplicando a vacina bivalente contra a Covid-19, já que a vacinação pode ser feita de forma simultânea. Com isso, muitas pessoas aproveitaram para tomar as duas doses e colocar a vacinação em dia, como foi o caso do morador do bairro Água Limpa, Paulo Roberto Chagas, de 68 anos, que esteve na manhã desta quarta-feira (12) na UBS Jardim Paraíba.

“Aproveitei que vim tomar a vacina da gripe e já tomei também a bivalente, para ficar com tudo em dia, porque a saúde tem que vir em primeiro lugar sempre e as vacinas são muito importantes”, destacou.

Público-alvo da vacinação contra gripe

Entre os alvos da campanha da vacinação contra Influenza estão: pessoas acima de 60 anos; trabalhadores e estudantes da área de saúde; grávidas e puérperas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com deficiência (PCD) permanente; trabalhadores da Educação; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; motoristas de ônibus, aplicativos e taxistas; trabalhadores portuários; caminhoneiros; pessoas com comorbidades; pessoas em situação de rua; pessoas de Instituições de Longa Permanência e Residências Inclusivas; e trabalhadores da Assistência Social.

Lista de comorbidades para vacinação contra gripe e bivalente

Doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; hipertensão; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados e portadores de trissomias.

Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou cartão SUS. As unidades funcionam das 8h às 16h, entretanto algumas funcionam com horário estendido para atendimento, até as 18h: 249, Vila Mury, Açude 1, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/ Tiradentes, Volta Grande, Santo Agostinho e Santa Cruz. Fotos: Cris Oliveira-Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *