Segurança: Escola Amaral Peixoto, no Retiro, é a primeira monitorada e com ‘botão do pânico’ em Volta Redonda
13 de abril de 2023
Carreta tomba na Dutra em Barra Mansa
13 de abril de 2023


Fanfarra da Melhor Idade de Volta Redonda retoma as atividades

Ensaios começam na próxima segunda-feira, dia 17

Fundada há 17 anos, a Fanfarra da Melhor Idade de Volta Redonda, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), vai retomar as suas atividades. A primeira reunião para acertar os detalhes desse retorno aconteceu nessa terça-feira (11), no auditório do Palácio 17 de Julho. Na próxima segunda-feira, dia 17, começam os ensaios.

De acordo com a secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, o objetivo do prefeito Antonio Francisco Neto é criar, manter e priorizar programas que garantam melhor qualidade de vida para homens e mulheres da Melhor Idade, na garantia de seus direitos.

“Muitos deles já deixaram de trabalhar, se aposentaram e, em função disso, ficam muito em casa e acabam sofrendo com depressão e baixa autoestima. Por isso, estamos sempre avançando e investindo em projetos e serviços voltados para esse público. Nosso objetivo é atender a Melhor Idade sob vários aspectos, como autonomia, tecnologia e o envelhecimento saudável. visando sua valorização”, disse a secretária.

Carla Duarte destaca que a volta da fanfara vem atender a uma solicitação do prefeito Neto. “Tivemos uma reunião com o prefeito, que insistiu para que a Fanfara da Melhor Idade retomasse as suas atividades. Não é novidade que ele sempre teve um carinho com a Melhor Idade e que seu foco sempre foi voltar com projetos, como esse da fanfarra, que já faz parte da história da nossa cidade”.

*São 40 componentes entre homens e mulheres*

A Fanfarra da Melhor Idade “Canarinhos do Aço” é formada por 40 componentes (homens e mulheres) oriundos dos grupos de Convivência para Idosos, e surgiu no ano de 2006 sob a responsabilidade do coordenador Beto Jeans, que afirma ter prazer em estar à frente deste projeto. Nessa nova etapa, o coral será coordenado pelo maestro Rodrigo Melo Bitencourt, que já atuava na Banda Municipal e que contará com o apoio do instrutor musical Ailton José de Souza.

A fanfarra ensaia duas vezes na semana, no Espaço de Convivência, na Ilha São João, sempre trabalhando prática, teoria, postura, disciplina, além da criação das coreografias. A fanfarra participa do desfile cívico de Sete de Setembro, além de receber convites para apresentações em outras cidades do Brasil.

*Retorno é elogiado por quem participa*

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Patrícia de Fátima Pereira da Silva, ressalta que a fanfarra é um patrimônio de Volta Redonda, e que as suas apresentações abrilhantam os eventos da cidade.

“Estamos muito felizes em retornar com esse projeto. A música é um potente instrumento para melhorar a vida das pessoas. Já estamos ansiosos para ver a fanfarra atuando novamente”, disse Patrícia.

Dona Ivonete Nascimento Silveira, 68 anos, moradora do bairro Santo Agostinho está ansiosa para voltar a ensaiar e se apresentar nos eventos da cidade. “Estou na fanfarra desde a sua criação. Esse tempo que ficamos sem nos encontrar foi muito ruim. Estava sentindo muita falta, pois somos uma família. Agora estou animada para recomeçar”, disse dona Ivonete.

Fanfarra – Além de ser a primeira fanfarra brasileira totalmente formada por músicos da terceira idade, a Fanfarra da Melhor Idade já foi reconhecida pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro como a melhor do estado em 2010. Os interessados em participar da fanfarra devem ter mais de 55 anos, e podem procurar o Espaço de Convivência da Fanfarra da Melhor Idade: Rua Francisco Láu, s/n.º, na Ilha São João. Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *