Castramóvel começa a atender nos bairros de Volta Redonda
26 de abril de 2023
Mutirão já realizou mais de 300 cirurgias dermatológicas no Hospital do Retiro, em Volta Redonda
26 de abril de 2023


Volta Redonda conquista primeiro lugar na 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, no Rio

Trabalho da Atenção Primária realizado na cidade recebeu a premiação com a melhor avaliação dentre os 70 inscritos

O trabalho realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na área da Atenção Primária, conquistou o primeiro lugar na avaliação entre os municípios do estado que participaram nessa terça-feira, dia 25, da 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/IdeiaSUS-Fiocruz, realizada no campus da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em Manguinhos, na capital carioca. Foram inscritos mais de 70 trabalhos, sendo 12 classificados para a mostra, com Volta Redonda se destacando em primeiro.

Realizado pelo Conselho Municipal de Secretarias de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems RJ) e pela FioCruz, o evento reuniu representantes da área da Saúde de outros municípios do estado e teve, dentre seus objetivos, promover o intercâmbio das práticas implementadas no SUS (Sistema Único de Saúde).

A médica de família da SMS, Silvia Mello dos Santos, foi quem apresentou o trabalho realizado na cidade, com o tema “A Reforma da APS em Volta Redonda: o provimento médico de 100% das equipes de Atenção Primária”, que obteve a maior nota (96,5) dada pela Comissão Especial de Avaliação do evento.

“O trabalho fala da reestruturação da Atenção Primária, de estratégias de gestão para reorganizar a rede que herdamos em 2021. Tínhamos a pandemia, com a Atenção Primária fragmentada, com 40% de cobertura médica na época. Era preciso reorganizar o sistema e fomentar políticas de provimento voltadas para as necessidades dos nossos territórios. Assim começa o incentivo ao desempenho para a lotação médica de 100% das equipes, que culminou em 2023. Não apenas isso, a gestão investiu em infraestrutura, informatização de 100% das unidades, além da descentralização de programas importantes como hanseníase e tuberculose”, contou Silvia.

Município participará de mostra nacional

Volta Redonda foi premiada ainda com a Curadoria em Saúde do IdeiaSUS, e a experiência do trabalho realizado no município estará entre as práticas que vão representar o estado do Rio na 18ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde).

A secretária municipal de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, que também é vice-presidente do Cosems RJ, participou da mostra, acompanhada da equipe da SMS. Ela fez parte da mesa de abertura e contribuiu com comentários sobre a experiência de municípios apresentadas durante o evento.

“A reforma da APS (Atenção Primária à Saúde) está apenas começando. Temos muito para avançar para uma porta de entrada que gere resolução, mas este trabalho mostra que estamos no caminho certo”, disse a secretária Conceição.

Também participaram do evento representantes de secretarias de Saúde e de regionais dos seguintes municípios: Rio Bonito; Carmo; Miracema; Quissamã; Vassouras; São Pedro da Aldeia; Piraí; Maricá; Petrópolis; Bom Jesus de Itabapoana; Duque de Caxias. Fotos de divulgação/Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *