Menor é suspeito de estuprar menina de 12 anos em Três Rios
26 de abril de 2023
Policiais militares apreendem material do jogo do bicho em Miguel Pereira
26 de abril de 2023


Volta Redonda sedia programa ‘Capacita RJ’ nesta semana

Cursos e seminários são coordenados pelas secretarias de Planejamento do município e do Estado do Rio de Janeiro

A Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag) de Volta Redonda, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, promove nesta semana o Programa ‘Capacita RJ’ nos municípios. O treinamento para servidores públicos de Volta Redonda e cidades do Médio Paraíba começou na terça-feira, 25, e vai até quinta-feira, 27, no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

Na terça-feira, 25, o tema foi “Introdução à Nova Lei de Licitações n° 14.133/21”. O curso foi ministrado pelo subsecretário de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Dias, e sua equipe Raphael Campos, Hugo Carvalho, Ricardo Vasconcelos e Alcione Quintas.

“O objetivo é qualificar o servidor sobre a Nova Lei de Licitações para que ele possa executar com mais eficiência e qualidade os procedimentos de licitação e compras do município onde atua”, explicou a secretária de Planejamento de Volta Redonda, Cora Peixoto da Silva.

Ainda segundo a secretária, a lei foi criada em 2021 com intuito de otimizar os procedimentos, visando garantir mais rapidez e eficiência para a compra ou contratação de bens e serviços, bem como gerar mais transparência para todo processo licitatório.

Nesta quarta-feira, 26, pela manhã, o curso foi “Gestão por Resultados”, ministrado por Marco Pacheco e Diogo Coelho, que atuam na Seplag-RJ. “A gestão por resultados tem a função de mostrar aos órgãos públicos a direção efetiva e integrada de seu processo de criação de valor público, buscando eficiência de desempenho, além da consecução dos objetivos de governo e a melhoria contínua de suas instituições”, explicou Cora Peixoto.

Na parte da tarde, aconteceu o Seminário sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social (PEDES), com a presença do Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Nelson Rocha.

Ele explicou que o PEDES é um plano que cria mais oportunidades para melhorar a vida da população fluminense.

“A estrutura produtiva fluminense foi dividida em seis complexos econômicos: Economia da Saúde; Economia do Mar; Cultura e Turismo; Infraestrutura e Logística; Petróleo e Gás; e Economia Verde. E o desenvolvimento por missões e a transformação estrutural, com ênfase em complexos econômicos, constituem pedras fundamentais para garantir um caminho de consolidação para um futuro promissor”, concluiu.

Nesta quinta-feira, 27, pela manhã, os profissionais da Seplag-RJ, Débora Sader e Vitor Drumond vão falar sobre “Noções Básicas de Planejamento: PPA”; e na parte da tarde, Manoela Souza e Beatriz Sá, também da secretaria estadual, vão abordar “Noções Básicas de Orçamento Público (LDO e LOA)”. Fotos de divulgação – Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *