Carro com registro de roubo é recuperado no bairro Monte Castelo em Volta Redonda
19 de maio de 2023
Forças de segurança encontram droga em caixa de energia de casa no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda
19 de maio de 2023


Volta Redonda: plantão de vacinação aplica mais de 11,5 mil doses contra Covid-19 em abril

Secretaria de Saúde realiza ações nos fins de semanas nos shoppings Sider e Park Sul; dos vacinados, 85,13% são moradores e 15% de fora do município

O governo municipal, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, defendeu o acesso das doses a todos em Volta Redonda. Em 19 janeiro de 2021, quando a vacina começou a chegar ao Brasil, o município iniciou o processo de combate direto à Covid-19. Há dois anos, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem se destacando na vacinação com inovações e estratégias ousadas.

Além das 46 unidades básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e UBSFs), que ofertam de segunda a sexta-feira as doses, os shoppings Sider e Park Sul são pontos de imunização aos fins de semanas e feriados, através do plantão de vacinação. Com esta iniciativa, o município atingiu a marca de 11.679 doses no mês de abril deste ano. Das doses aplicadas, 85,13% foram em moradores de Volta Redonda, e 15% em pessoas de fora do município. Vale lembrar que os percentuais não são meros números, são vidas preservadas por meio da imunização, principalmente de pessoas que abraçaram a vacina.

Volta Redonda vacina pessoas de todo o país, a exemplo de cidades já registradas como: Fortaleza (CE); Aracaju (SE); Caucaia (CE); Recife (PE); Belém (PA); Vitória da Conquista (BA); Goiânia (GO); Anápolis (GO); Vila Velha (ES), Vitória (ES); Cachoeiro de Itapemirim (ES); Aracruz (ES); João Monlevade (MG); Lavras (MG); São Vicente de Minas (MG); Manhuaçu (MG); Joinville (SC); Porto Alegre (RS); Londrina (PR); Guarulhos (SP); e Pindamonhangaba (SP), por exemplo.

O médico sanitarista da secretaria de Saúde de Volta Redonda, Carlos Vasconcellos, citou que o município não dificulta, em nenhum momento, o acesso à vacinação.

“A Secretaria Municipal de Saúde sempre buscou avançar nos índices de vacinação, entendemos que o SUS (Sistema Único de Saúde) é para todos, mesmo diante das dificuldades. No início da campanha, as doses eram limitadas pela quantidade de habitantes, mas graças ao esforço da equipe e por meio da parceira com o Estado, a busca por doses foi e é intensa para que não faltem vacinas em Volta Redonda”, comentou.

Vacinação contra Covid-19 e Influenza

A vacina bivalente contra Covid-19 – que funciona como reforço para quem recebeu pelo menos duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou Janssen – está sendo aplicada em todas as unidades básicas de saúde para pessoas acima de 18 anos. Vale lembrar que o intervalo para receber a bivalente é de quatro meses da última dose tomada.

Já a vacina contra Influenza (gripe) está sendo oferecida a toda a população, a partir de seis meses de idade, também em todas as unidades de saúde. As doses contra Covid-19 e gripe podem ser feitas no mesmo dia, sem intervalo. É necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou cartão SUS.

Serviço

Unidades de saúde: das 8h às 16h30;
Unidades em funcionamento até as 18h30: 249, Vila Mury, Açude 1, Siderlândia, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Volta Grande, Santo Agostinho e Santa Cruz. Fotos de arquivo/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *