Homem é feito refém em tentativa de roubo de caminhão em Resende
22 de junho de 2023
Prefeitura de Volta Redonda realiza ‘Arraiá do Coração’ para pessoas com doenças cardiovasculares
22 de junho de 2023


Prefeitura de Volta Redonda vai capacitar conselheiros sobre o Novo Fundeb

Volta Redonda - Vista parcial

Qualificação inédita vai apresentar as principais mudanças em relação ao recebimento e aplicação dos recursos em função da Lei 14.113/2020

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai capacitar conselheiros do Cacs (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb) sobre o Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), em função da Lei 14.113/2020. O objetivo é apresentar as principais mudanças em relação ao recebimento e aplicação dos recursos do Fundeb.

A qualificação ocorrerá na próxima sexta-feira (23), às 8h, no Campus Aterrado do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. A ação, realizada pela prefeitura, é inédita e tem como objetivo capacitar os conselheiros para atuarem como agentes do controle social dos recursos públicos.

A capacitação será ministrada pela funcionária pública Mariana Penhichi, responsável por prestar as informações sobre orçamentos públicos em Educação ao Governo Federal.

“Vamos falar sobre o Fundeb de maneira geral, incluindo a nova lei. Também vamos abordar sobre o Siope (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação), o Mavs (Módulo de Acompanhamento e Validação do Siope), ferramenta informatizada, desenvolvida para facilitar o acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundeb”, disse Mariana, citando que irá abordar também informações sobre as atribuições do Fundo Municipal de Educação de Volta Redonda, o Cacs/Fundeb, e os demais recursos da Educação.

O Cacs/Fundeb é um colegiado que tem como função principal, acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb. Conta com representantes da sociedade civil, do Poder Executivo, dos conselhos Municipal de Educação e Tutelar, dos professores, diretores, pais de alunos, estudantes da Educação Básica e dos servidores técnicos administrativos da Rede Pública Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *