Acidente envolve três veículos no bairro Niterói
25 de julho de 2023
Concretagem de novo acesso ao Siderville é realizada em Volta Redonda
25 de julho de 2023


Clínica da Dor de Volta Redonda amplia horários e garante rapidez em atendimentos no Estádio da Cidadania

Extensão ocorreu através convênio entre Secretaria Municipal de Saúde e universidade; pacientes estão sendo acompanhados por fisioterapeutas e estudantes de segunda a sexta-feira

A Clínica da Dor, que funciona no Acesso Azul, do Estádio da Cidadania, no bairro Aterrado, ampliou os horários de atendimento de RPG (Reeducação Postural Global), Pilates e Osteopatia para a população. Além disso, o local, que oferece tratamento terapêutico em fisioterapia via SUS (Sistema Único de Saúde) aumentou sua capacidade de atendimento e rapidez na absorção de novos pacientes. A extensão foi possível graças a um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Estácio de Sá, que disponibilizou estudantes de Fisioterapia.

“Por dia, nós temos um rodízio entre 100 e 150 pacientes. Com a entrada dos alunos na Clínica da Dor, nós estamos trazendo para a população de Volta Redonda também a possibilidade de uma entrada mais rápida no atendimento em fisioterapia para pacientes de pós-operatório. Abrimos mais horários. Então, aqueles pacientes que aguardariam um mês para o atendimento, agora fazem uma entrada quase que imediata após serem encaminhados pela rede pública de saúde”, destacou o coordenador da clínica, o fisioterapeuta João Paulo Gioseffi.

Quem aprovou a rapidez e a qualidade do atendimento é a professora Marlene Vieira Sales, de 60 anos. Ela sofreu uma fratura no punho e recebeu indicação de fisioterapia na Clínica da Dor. Desde então passou por três sessões e percebeu ganhos imediatos.

“Fui muito bem atendida. Já tive outras fraturas, luxações e nunca fui tão bem atendida por fisioterapeutas como aqui, na Clínica da Dor. No primeiro atendimento eu já tive uma melhora bem grande. Quando me encaminharam para a fisioterapia pelo SUS, fiquei desacreditada porque costuma demorar, mas aqui foi muito rápido. Minhas dores diminuíram e estou muito grata”, disse ela.

A professora e coordenadora da universidade, Ana Dejanira Martins, disse que os benefícios deste convênio com o estágio de estudantes de Fisioterapia na Clínica da Dor são enormes.

“O aluno só ganha, porque hoje chega um paciente de coluna, amanhã chega outro de pulmão, depois com dor no ombro, então a diversidade é muito enriquecedora para o aluno. Sabemos que a Clínica da Dor tem uma demanda muito grande. Sem contar que ajuda a população”, comentou Ana Dejanira.

Para o estudante de Fisioterapia da Estácio de Sá, Paulo Ricardo Vital, o convênio proporciona um ganho tanto para os estudantes quanto para a população.

“Para nós, universitários, estamos dentro de um sistema SUS, entendendo como funciona e vendo de que forma podemos contribuir e melhorá-lo; e por outro lado, conseguimos entender as deficiências que o sistema possui, além das dificuldades, tanto para a população quanto para os trabalhadores. E é bom porque estamos conseguindo minimizar a demanda e ampliar a qualidade de vida das pessoas, então é muito gratificante”, enalteceu.

Serviço

A Clínica da Dor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para ter acesso ao atendimento, o paciente deve ser morador de Volta Redonda e encaminhado por um médico especialista do SUS. A marcação da triagem acontece no Centro Municipal de Reabilitação Física (CEMURF), no Acesso Amarelo do Estádio da Cidadania. Fotos: Divulgação/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *