Alunas da primeira turma do curso de solda do ‘Mulheres Mãos à Obra’ em VR conseguem vaga de emprego
18 de agosto de 2023
PRF prende homem que transportava ilegalmente 60 pássaros silvestres
18 de agosto de 2023


Prefeitura de Volta Redonda inicia obra do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa Idosa

Prédio acomodará uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, três Casas Lares e um Centro Dia, beneficiando 140 idosos

Com objetivo de ampliar a política pública da assistência social, a Prefeitura de Volta Redonda, com apoio do Governo do Estado, iniciou a obra do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa Idosa, no bairro Roma. A equipe da empresa MMC Engenharia, que ganhou a concorrência pública para a construção do empreendimento, iniciou nessa segunda-feira, 14, a escavação do terreno para adequação do projeto.

A instituição levará o nome Dona Munira Arbex Francisco, em homenagem à mãe do prefeito Antonio Franscisco Neto e do deputado estadual Munir Neto. O cronograma prevê a conclusão das obras e início das atividades até o fim de 2024. A execução de todo projeto ficará em torno de R$ 16 milhões.

A secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte, afirmou que a construção do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa Idosa servirá para que o município possa oferecer, num mesmo espaço, atenção integral ao idoso e apoio às famílias.

“Esse é um programa único e de referência na América Latina. Nosso objetivo é oferecer uma melhor condição de vida para quem mais precisa. Vamos concentrar todos esses serviços nesse espaço, onde nossos idosos poderão usufruir com segurança de atividades variadas e convívio social. O centro vai contar ainda com profissionais especializados para cuidar com muito carinho dos idosos”, ressaltou a secretária.

O Projeto

O projeto terá sete pavimentos e acomodará três serviços, atendendo a 140 idosos: uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) para 50 pessoas idosas; três Casas Lares para 28 moradores idosos; e um Centro Dia que irá atender 62 idosos. O prédio terá sete pavimentos.

No térreo haverá uma recepção, canto ecumênico, hall de circulação vertical com dois elevadores, auditório com capacidade de 120 lugares e um centro de reabilitação e fisioterapia. Os próximos andares serão destinados a salas para os setores de atendimentos técnicos, administrativos e de serviços.

No terceiro pavimento haverá uma cozinha com refeitório para 60 pessoas, lavanderia e salas de atividades individuais e coletivas. Já o quarto e quinto andares abrigarão uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com 10 suítes, sala de repouso e de vídeo, além de uma varanda coletiva.

O sexto andar receberá as três Casas Lares, com 11 suítes, sala de estar, cozinha com sala de refeições, sala de vídeo e descanso e uma varanda. No sétimo pavimento será instalado o Centro Dia com salas de atividades e repouso.

O projeto possui ainda área externa, espaço gourmet com churrasqueira, área descoberta com jardim e para caminhadas. O prédio terá refrigeração central. Todos os cômodos têm ventilação, iluminação natural e mobiliário adequado para os idosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *