Policlínica da Mulher em Volta Redonda recebe mobília e deve ser inaugurada já no mês que vem
30 de agosto de 2023
Munir Neto presta contas do mandato em Volta Redonda
30 de agosto de 2023


Volta Redonda começa a implantar rede de internet e telefonia 5G

Município foi um dos primeiros do país a aprovar lei que regulamenta o uso da nova tecnologia

O 5G, tecnologia de conexões ultrarrápidas de internet, já começou a ser implantado em Volta Redonda. Alguns bairros já contam com o sinal da operadora TIM, que está instalando antenas em pontos estratégicos para atender a população. A rede da quinta geração de telefonia móvel já está presente em algumas cidades do país e Volta Redonda foi uma das dez primeiras aptas a receber a tecnologia no país, com a aprovação da lei que regulamenta a instalação das antenas 5G no município – uma orientação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) às cidades.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), a empresa de telefonia já instalou antenas em dois pontos da cidade: um equipamento na Avenida Pau d’Alho, no bairro Belo Horizonte, e outro na Avenida Oscar de Almeida Gama, no Aterrado. A previsão é que o sistema seja expandido para outros bairros e áreas da cidade no mês que vem.

“Somos a primeira cidade da região a iniciar essa implantação. Em algumas regiões já é possível captar o sinal 5G, conforme experiência de usuários dos serviços da operadora. Lembrando que é necessário ter um aparelho compatível com a tecnologia para usar o 5G”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.

Regulamentação do 5G

Sodré, que liderou o projeto 5G em Volta Redonda, destacou a tecnologia é 20 vezes mais rápida do que a que ainda é utilizada na maior parte da cidade, além de ter uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

“O caminho para que Volta Redonda esteja preparada para o futuro das inovações tecnológicas começou com a regulamentação da lei do 5G, que era um pré-requisito. Volta Redonda foi a nona cidade do país a se preparar para receber o sinal, e agora já começamos a implantar efetivamente a tecnologia na cidade”, explicou Sodré.

O prefeito Antonio Francisco Neto lembrou que a prefeitura vem mantendo diálogo com a direção da TIM para efetivar parcerias, como a do 5G, que já estão dando resultado na cidade e vão beneficiar ainda mais a população.

“Tenho conversado com o pessoal da TIM e já fizemos alguns pedidos, como a instalação de antena no bairro São Sebastião, porque é um bairro com dificuldades de sinal, e agora a instalação do 5G. Agradeço a parceria para que Volta Redonda siga crescendo com inovação e tecnologia”, disse Neto.

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *