Empresário de Barra do Piraí é preso acusado de posse de munição de uso restrito e agressão à ex-companheira
10 de setembro de 2023
Homem é preso por suspeita de descumprir medida protetiva em Volta Redonda
10 de setembro de 2023


Volta Redonda participa de congresso internacional em São Paulo sobre problemas associados ao consumo de substâncias psicoativas

Organizado pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), evento contou com representantes da CMPD e da Saúde Mental

O município de Volta Redonda participou nesta semana da 20ª edição do Congresso da Abead – evento organizado pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) –, que aconteceu entre os dias 3 e 6, na cidade de São Paulo-SP. Representaram a prefeitura equipes da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas e da Divisão de Saúde Mental, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A coordenadora municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, ressaltou que a participação no congresso contribui capacitando a equipe da CMPD com conteúdo relevante das mais recentes políticas de prevenção.

“Estamos em sintonia com os debates do congresso, que visa celebrar a diversidade e promover discussões profundas sobre temas atuais em uma atmosfera de colaboração e inclusão, que envolve todos nós”, afirmou Neusa Jordão, que é certificada com selo de profissional da Abead.

O congresso é o principal encontro científico oficial da Abead, sendo realizado a cada dois anos. É um dos mais tradicionais a nível nacional dedicado aos Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias e outros Transtornos Aditivos, tendo em vista seu impacto na produção e discussão de conhecimentos da área.

No dia 3 (domingo) foi realizada ainda a Prova de Certificação dos Profissionais que trabalham com Transtornos por uso de Substâncias e outras Dependências.

Também estava presente a coordenadora da Divisão de Saúde Mental de Volta Redonda, a médica Suely Pinto. “Esse congresso trata de temas importantes para nossas vidas pós-pandemia, haja visto o nome do evento: o ‘eu, tu, eles … é nos’. Todos vivendo ou vendo as dores emocionais, o aumento de uso, abuso de substâncias, com idades cada vez menores, e drogas novas. Precisamos aprender, vivenciar os novos acontecimentos”, disse Dra Suely.

Congresso

O XXVII Congresso da Abead contou com mesas-redondas, debates, juris, palestras, fóruns, vivências, painéis, cursos, temas livres, posters, workshops, role play, talk show e drops de esperança.

O slogan da edição deste ano foi “Celebrando a diversidade: eu, tu, eles … é nós!”. O objetivo foi celebrar a diversidade em todos os aspectos que abrangem os transtornos por uso de substâncias; desde a diversidade de temas, de técnicas, de pessoas, de abordagens, de culturas, de opiniões e evidências, de subpopulações a serem representadas, de possibilidades de cuidar, de acolher, de tratar e de prevenir o fenômeno das drogas.

Participaram entidades nacionais e organizações internacionais relativas a dependências, reunindo referências dos setores público e privado, universidades, organizações não governamentais, organizações de assistência social, do direito, da educação e de saúde que trabalham em seu cotidiano com o tema das dependências químicas e comportamentais. Fotos de divulgação – Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *