Patrulha do Idoso de Volta Redonda atende 26 novos casos em agosto
15 de setembro de 2023
Jari trabalha para garantir transporte intermunicipal de qualidade no Sul Fluminense
15 de setembro de 2023


Munir Neto se engaja na luta pela preservação ambiental da Pedreira da Voldac

A Pedreira da Voldac, em Volta Redonda, ganhou mais um aliado na luta para que ela se torne um ponto turístico e espaço cultural para receber estudantes do ensino fundamental, médio e superior, além de pesquisadores de todo o país. O deputado estadual Munir Neto (PSD) se reuniu esta semana com representantes de entidades envolvidas na luta pela restauração e preservação ambiental do local, entre eles José Maria da Silva (o “Zezinho do MEP” – Movimento Ética na Política) e professores universitários.

Além de uma visita do deputado ao local nos próximos dias, também foi definido que Munir atuará junto ao Estado, ao governo federal e à Prefeitura de Volta Redonda para que se forme uma força-tarefa focada na solução de entraves jurídicos e burocráticos, a fim de que o projeto de preservação ambiental possa ser implantado.

“Logo após a reunião conversei com o Prefeito Neto, que ficou bastante animado com essa força-tarefa que estamos criando. É preciso trazer todas as esferas do poder público para dentro dessa luta, que é importantíssima para o Sul Fluminense, em especial Volta Redonda. A restauração e preservação da Pedreira da Voldac contribui para o equilíbrio ambiental, possibilita a ampliação do conhecimento científico e fomenta o turismo ecológico”, explicou Munir Neto.

A Pedreira da Voldac está localizada em área pública e foi desativada no final da década de 1970, ficando por anos abandonada. É uma região muito rica em biodiversidade, sendo habitada por aves comuns ao ambiente urbano, mas também por espécies florestais endêmicas da Mata Atlântica, como o tiê-sangue, o vite-vite e o Jacurtutu, a maior ave de rapina do Brasil, que tem como habitat paredões rochosos.

Durante o encontro, um diagnóstico da situação atual foi apresentado a Munir. Os professores da UFF Leonardo Costa de Paula e Carlos Eduardo Cunha Martins Silva, também da UniFOA, falaram sobre a perspectiva de inserir a Pedreira no programa de extensão acadêmica das universidades da região. “Temos que ver o que a gente pode fazer para dar acessibilidade ao local e para facilitar não apenas lazer ou turismo, mas também aquisição do conhecimento. A pesquisa acadêmica é um forte aliado da preservação ambiental”, lembrou o deputado.

O paredão de rocha que tem entre 30 e 40 metros aproximadamente fica localizado próximo a uma mina de água e é acessado por uma trilha a pé. A área que abrange trilha, vegetação e paredão chega a aproximadamente 137 mil m², segundo a equipe do MEP-VR.

Irinéia Pereira e o coordenador socioambiental Luiz Gustavo Cavalcanti, ambos do MEP, o secretário do Meio Ambiente de Volta Redonda, Miguel Arcanjo, e seu subsecretário Anderson; além do presidente do Departamento de Recursos Minerais do Estado RJ (DRM), Luiz Claudio Almeida Magalhães, também participaram da reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *