Edson Quinto espera bom número de pessoas no mutirão dos documentos no Aterrado
26 de abril de 2019
Rodrigo Furtado afirma que mutirão de emprego ampliará abrangência de lei que reserva vagas para mão de obra local
26 de abril de 2019


Secretaria de Cultura de VR encerra a Semana Nacional do Livro com novo lançamento

Exposição de livros infantis, exposição de autores regionais, troca livros, curta sobre as obras e personagens de Monteiro Lobato, visitas monitoradas e alunos foram atividades na Semana Nacional do Livro

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda, realizou uma programação especial a partir do Dia Mundial do Livro, 23 de abril, até esta sexta-feira, (26) com várias atividades comemorativas alusivas à Semana Nacional do Livro, desde exposições de livros, de autores regionais, autores que tiveram suas obras lançadas no município, visitas monitoradas dos alunos das escolas municipais e particulares, exibição de curtas das obras de Monteiro Lobato, troca de livros. A programação do evento se encerra nesta sexta-feira à noite, na sede da Biblioteca Municipal Raul de Leoni,  com o lançamento às 18 horas,  do livro ‘Um Convite Feliz’, da autora Paula Oliveira, para crianças autistas.

Haverá a participação da Apadem( Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais) e da professora Vera Caminha, que desenvolveu um projeto para autistas pela Universidade Federal Fluminense( UFF Aterrado).  Durante a semana uma ampla programação ocorreu nos dias 24, 25 e 26 na Biblioteca Municipal, com homenagem ao aniversário do escritor Monteiro Lobato,  exibição de curta (Cine Monteiro Lobato) das suas obras, história do Sítio de Pica Pau Amarelo, contação de história e desenhos baseados nos personagens do seus livros.

A secretaria de Cultura, Aline Ribeiro, disse que foram atividades de fomento e incentivo a leitura, que ocuparam o vasto espaço da Biblioteca: “Na semana, foram desenvolvidas atividades voltadas fundamentalmente para a criação de novos leitores, ampliação do conhecimento e do aprendizado com base na literatura e nas mais variadas fontes de informação, intensificando principalmente nas crianças e jovens o processo de autodescoberta e a conquista de bens culturais”.

O prefeito Samuca Silva, comentou a importância do Dia Nacional e a Semana Nacional do Livro na cidade:

“Temos um acervo que vem sendo renovado, com mais de 20 mil livros de grandes autores nacional e internacional para consultas e empréstimos. O espaço é próprio para o lançamento de livros e estudos, com uso gratuito pela população, com total acessibilidade. Um espaço nobre para o incentivo a leitura e fomento a cultura”, frisou. Basta comparecer e fazer um cadastro, que o leitor residente no município pode levar até três livros no mês para a leitura em casa.

A biblioteca recebeu um bom público e despertou o interesse de diretores de escolas para a prorrogação das comemorações, disse o bibliotecário Bruno Alves de Andrade, da Secretaria de Cultura:

“Muito produtivo a Semana Nacional do Livro,  porque recebemos alunos das escolas de manhã e a tarde. A procura foi maior que a nossa expectativa. Diretores dos colégios têm nos ligado pedindo a prorrogação dos eventos, para que possam trazer mais alunos e conhecer o espaço. Pretendemos no segundo semestre fazer um seminário com ou autores locais e regionais”, informou Bruno Alves.

Funcionário há mais de 25 anos da Biblioteca Municipal e também professor, Salim Ferreira, 66 anos, confirmou a grande procura dos estudantes na Semana Nacional do Livro:

“Professores que ainda não conheciam o espaço, ficaram surpreendidos com a variedade de eventos, teatro, música, contação de histórias, exposição de livros infantis e de autores regionais, o troca livros, o curta com os personagens de Monteiro Lobato e gostaram muito do ambiente de cultura que participaram. Mais de 80 crianças vieram nesses dias”, destacou.

Entre os presentes na Biblioteca, Maria do Carmo Parreira, 76 anos, foi com a neta, Sara Maria de Souza Oliveira, 14 anos, fazer a troca de livros.

“É muito bom frequentar este espaço, porque eu e a minha neta devoramos livros. Em vez de ficar com livros parados em casa, viemos buscar novos autores”, disse. Os estudantes universitários Linicker Dias Lemos, 20, Samuel Morais, 25, também elogiaram a programação.  A psicóloga Sabrina Almeida, 27, tem opinião semelhante: “A gente passa o dia inteiro na Biblioteca, nas folgas, sem se preocupar. Virei com certeza nos próximos  eventos da secretaria de Cultura”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *