Frequentadores do Novo Parque Aquático terão aula de dança no próximo domingo
2 de fevereiro de 2018
Ministério do Esporte renova projetos  esportivos para quatro cidades da região
2 de fevereiro de 2018


Hemonúcleo de Volta Redonda quer garantir estoque no Carnaval

DOAÇÃO DE SANGUE EM VR

Campanha busca aumentar doações de sangue; Material coletado no Banco de Sangue do município atende a cinco unidades hospitalares da região

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista, realiza campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue no período que antecede o Carnaval. “O feriado prolongado, com muitos viajantes nas estradas, historicamente, gera aumento no número de acidentes e, consequentemente, a demanda por sangue”, disse a coordenadora do Hemonúcleo no Hospital São João Batista, Cristina Guimarães de Nascimento.

Ainda de acordo com a coordenadora, o período de férias escolares sempre apresenta queda no número de doadores. “Neste ano, a vacinação em massa contra a febre amarela diminuiu ainda mais a frequencia no hemonúcleo, já que a doação só pode ser feita passados trinta dias da administração da vacina”, esclareceu Cristina.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que as pessoas que tomaram a vacina contra febre amarela no ano passado ou há mais de trinta dias devem se sensibilizar. “O doador tem papel fundamental nos serviços de hemoterapia, que salvam vidas”, disse Alfredo, acrescentando que o sangue doado é separado em diferentes componentes. “Isso significa que uma unidade (bolsa) coletada pode atender, pelo menos, três pessoas”.

Luiz Gustavo da Silva Santos, de 20 anos, morador de Barra do Piraí, esteve no hemonúcleo na manhã dessa sexta-feira, dia 02, para fazer a primeira doação. “Vim a pedido de um amigo, que está com o pai internado, mas agora vou me tornar doador voluntário e voltarei sempre”, disse. Ele estava acompanhado pelo colega Wenerson César de Souza Silva, de 18 anos, também de Barra do Piraí, que queria fazer a doação. “Descobri aqui que hoje não posso doar, pois tomei a vacina contra febre amarela, mas vou voltar”, garantiu.

Já Ludimila Fernanda Rodrigues, de Piraí, trouxe as sobrinhas, gêmeas Ana Clara e Ana Luiza, de 16 anos, para fazerem a primeira doação. “Eu e meu irmão nos tornamos doadores há mais de 15 anos por conta de um familiar que precisava. Elas, vendo a nossa solidariedade, também se sensibilizaram”, disse.

O sangue coletado no Hemonúcleo de Volta Redonda atende o Hospital São João Batista, no Hospital Municipal Munir Rafful, os pacientes do Programa Unacom, no Himja, em Volta Redonda; além do Hospital Municipal de Pinheiral e da Agência Transfusional, que fica no Hospital Municipal Flávio Leal, em Piraí.

DICAS PARA DOAR SANGUE – Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento; ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 quilos.

No dia da doação é importante não estar em jejum; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação; e evitar ingestão de alimentos gordurosos.

O Banco de Sangue fica no Hospital São João Batista e funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *