Programa de Saúde Mental cria grupos terapêuticos para escuta da população
13 de agosto de 2018
PRF prende suspeitos com produto para “batizar” cocaína na Dutra, em Itatiaia
13 de agosto de 2018


Volta Redonda realiza projeto de Educação em Saúde Ambiental

Samuca - Prefeito de Volta Redonda

Ações nesta quarta-feira, dia 15, pela manhã, no bairro Água Limpa, têm como objetivo o enfrentamento ao Aedes Aegypti

O bairro Água Limpa em Volta Redonda recebe nesta quarta-feira, dia 15, o projeto de Educação em Saúde Ambiental. Estão previstas visitas domiciliares e atividades nas três escolas do bairro e o principal objetivo é o enfrentamento ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação, que será realizada das 8h ao meio-dia, é uma parceria das secretarias de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, de Meio Ambiente, de Educação, de Infraestrutura, de Ação Comunitária e o Escritório de Gerenciamento de Projetos.

As visitas domiciliares começam às 8h e o ponto de partida será a Unidade Básica de Saúde da Família Água Limpa, na Avenida Felipe dos Santos, nº 545. Participam da ação vinte agentes de endemias, da Vigilância Sanitária; quatro catadores de materiais recicláveis; quatro funcionários da Secretaria de Infraestrutura. O trabalho conta ainda com apoio de um caminhão da cooperativa de catadores.

A equipe vai percorrer a Avenida Felipe dos Santos e as ruas Jasmins, Rio Negro e Santa Luiza. As visitas educativas aos moradores sobre a prevenção ao Aedes Aegypti incluirão coleta de material que possa acumular água na área da residência e divulgação do serviço de coleta seletiva no bairro. O material recolhido será direcionado aos catadores de recicláveis e ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Água Limpa para confecção de artesanato.

A coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Janaína Soledad, afirmou que a participação da comunidade é crucial para o êxito no trabalho de combate ao Aedes. “Nossos agentes passam orientações e ajudam os moradores a vistoriarem os imóveis e identificarem os possíveis focos, contudo, como o ciclo de vida do mosquito se completa em um intervalo de 7 a 10 dias, a vistoria deve ser semanal”, explicou.

Ela alertou que, de acordo com os últimos levantamentos, a maioria dos focos está dentro das residências em materiais que possuem alguma utilidade e que são móveis, como bebedouros de animais, pratinhos de plantas, brinquedos de crianças e outros.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, também fez um alerta para a população. “Todos nós devemos ser vigilantes. As ações de prevenção realizadas pela prefeitura devem ser complementadas pelos moradores e donos de imóveis. É importante que cada pessoa vistorie sua casa”, ressaltou.

Atividades nas escolas formam multiplicadores

A equipe da Vigilância Ambiental também vai realizar atividades na Escola Municipal Juracy Varanda e no Centro Municipal de Educação Infantil Alkindar Cândido da Costa. Os alunos da escola, que têm entre 8 e 10 anos, vão assistir ao vídeo “Todos Unidos Contra a Dengue”, depois vão participar de um quiz sobre o tema. Além disso, haverá exposição com trabalhos desenvolvidos pelos alunos no Programa de Saúde na Escola. As atividades começam às 8h e vão até 9h.

Os alunos da educação infantil, que têm até quatro anos, terão exibição de vídeo de fantoches “Quem Conhece Esse Mosquito?” com quiz sobre o tema; vão trabalhar a música “Era uma Casa”; e vão participar de atividade de pintura vai abordar “Dê uma mãozinha contra a dengue”. Tudo das 9h30 às 10h30.

Na Escola Estadual Rotary a ação, das 9h30 às 10h30, será coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Estudantes com idades entre 13 e 17 anos participarão de palestra sobre cuidados ambientais e consumo consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *