Jogos Estudantis de VR reúne mais de seis mil alunos
23 de agosto de 2018
Começa semana da cidadania em Resende
23 de agosto de 2018


Memorial Zumbi sedia seminário Movimento Negro Brasileiro

 

Atividade é parte da ocupação do espaço com programação sobre cultura negra, que vai até o início de 2019

O Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, sediou na noite desta quarta-feira, dia 22, a abertura do seminário Movimento Negro Brasileiro. A atividade foi selecionada pelo edital para ocupação dos espaços públicos, publicado pela Secretaria de Cultura de Volta Redonda, em junho deste ano. Desta maneira, o Memorial Zumbi receberá ações da cultura negra até o início de 2019. Além do seminário, o memorial vai receber teatro, circo, dança, jongo e capoeira.

De acordo com o acadêmico Fernando Henrique, que elaborou o seminário, a palestra vai tratar da trajetória do movimento negro durante o século XX, com abordagens sobre a cultura africana e afro-brasileira, considerando as lutas sociais e as transições ideológicas. A discussão continua nos dias 5 e 19 de setembro, e 3 e 17 de outubro, sempre das 18h30 às 21h, no Memorial Zumbi. Os participantes vão receber certificado ao final do seminário.

“Meu objetivo principal é formar um público engajado na cultura negra e em movimentos sociais para promover embasamento sobre o assunto e resgatar a história do movimento negro em Volta Redonda. Posteriormente, quero registrar esse material em diversas plataformas como vídeo e material impresso e garantir acesso de toda população”, explicou Fernando Henrique, que é formado em História e faz pós-graduação em Cultura Afro-Brasileira.

A estudante Priscila Amorim estava na platéia. Ela também formou em História na mesma turma do palestrante e hoje são colegas na pós-graduação. “Estou aqui por acreditar no projeto dele e compartilhar das mesmas idéias. Acho a ideia de registrar as ações no movimento negro no município importante para que as próximas gerações não percam esse conhecimento”, falou.

O professor Marione Oliveira participou do seminário e pretende prestigiar toda programação que aborda a cultura negra no memorial. “Esse chamamento público regatou o verdadeiro objetivo do Memorial Zumbi. O espaço foi criado para a valorização do negro e é para isso que dever ser usado”, disse, acrescentando que esses encontros ainda promovem troca de experiências e crescimento da autoestima.

A secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, afirmou que o edital de ocupação dos espaços públicos foi divulgado pelo portal da prefeitura e na página oficial da secretaria, além das redes sociais. “Esse procedimento nunca havia sido feito, mas é assim que acontece nas galerias de artes, e museus das grandes cidades. O edital é transparente e impessoal. Dá oportunidades iguais para todos”, explicou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembrou que é um compromisso da gestão municipal disponibilizar os espaços públicos para a população de forma democrática. “Esses espaços foram criados para uso dos moradores e convivência das pessoas. Só estamos garantindo um direito da população”, afirmou Samuca, lembrando que o mesmo edital também promoveu a ocupação do Espaço das Artes Zélia Arbex, também na Vila Santa Cecília, por artistas locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *