Moradores vão participar de debates sobre o plano diretor em Quatis
13 de setembro de 2019
11ª Edição da Campanha de Preventivos 2019 será neste sábado
13 de setembro de 2019


Prefeitura realiza plantio em escolas e praças para comemorar Dia da Árvore

Secretaria de Meio Ambiente reforça importância das árvores na qualidade de vida da população

Em comemoração ao Dia da Árvore, que transcorrerá no sábado da próxima semana, 21 de setembro, a Prefeitura de Quatis realizará a partir desta segunda-feira, 16, o plantio de mudas de espécies da mata atlântica em escolas situadas na zona rural da cidade e em duas das praças principais da área urbana do Município. Sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura, e com o acompanhamento do grupamento ambiental da Guarda Municipal, o plantio vai se prolongar até o dia 24 deste mês (terça-feira).

Na segunda-feira, 16, as mudas serão plantadas no período da tarde, por estudantes da Escola Municipal Carlos Campos de Faria (Falcão), na praça principal deste distrito da zona rural. No dia seguinte (terça-feira), o plantio continuará sendo realizada na área rural, só que desta vez pela manhã, em volta da Escola Municipal Benta Pereira (comunidade de Joaquim Leite). Alunos matriculados nesta instituição de ensino participarão da atividade.

A programação continuará nos dias 20 e 24 de setembro, na Praça Getúlio Vargas e na Praça Teixeira Brandão, ambas localizadas no Centro de Quatis. Nos dois dias, as mudas vão ser plantadas no período da tarde, sendo que na Praça Getúlio Vargas, a praça da igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a atividade contará com a participação de alunos da Escola Municipal Maria Helena Rafael De Elias (Centro).

Por sua vez, o plantio na Praça Teixeira Brandão vai ser feito por alunos que participam do “Programa Produtor Mirim”, projeto de inclusão social da prefeitura, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O “Produtor Mirim” oferece aprendizado sobre técnicas de cultivo de verduras, legumes e frutas para 60 adolescentes de 14 a 18 anos, residentes em Quatis.

– A nossa proposta é reforçar a conscientização que promovemos de forma permanente junto às crianças e adolescentes a respeito da importância das árvores para a preservação da qualidade de vida da população, o embelezamento do Município e a saúde dos moradores. Ao mesmo tempo, intensificando essa atividade, estaremos trabalhando também com o objetivo de despertar a consciência do povo de Quatis na direção desta ação de extrema importância ao desenvolvimento sustentável e à valorização da vida – declarou a secretária municipal de Meio Ambiente, bióloga Edna Azevedo.

O plantio e o cultivo de árvores aumentam a umidade do ar, evitam erosões (processo de desgaste do solo); produzem oxigênio; diminuem a temperatura; servem de abrigos, especialmente para os pássaros; formam paisagens mais bonitas; absorvem o gás carbônico e amortecem ruídos e barulhos nas áreas urbanas. Muitas espécies são frutíferas, como, por exemplo, abacateiro, mangueira, amoreira, goiabeira, bananeira, cerejeira, jabuticabeira, macieira, pessegueiro, pitangueira e ameixeira.

A fixação de uma data específica com o objetivo de destacar a importância da árvore no dia a dia das pessoas teve origem em 1872, nos Estados Unidos, quando o jornalista Julius Morton plantou várias mudas no estado de Nebraska, em sinal de protesto contra o desmatamento e a extinção de várias árvores que já naquela época colocavam em risco a preservação do meio ambiente.

No Brasil, a comemoração do Dia da Árvore foi instituída através do decreto número 55.795/1965. O nome correto da data, segundo essa legislação, é “Festa Anual das Árvores”, cuja comemoração acontece em 21 de setembro devido ao fato deste dia transcorrer no começo da primavera, a estação das flores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *