Duzentas toneladas de entulho são retiradas da Rodovia do Contorno, em Volta Redonda
15 de setembro de 2021
Aliciamento de idosos por empresas financeiras foi discutido em audiência pública na Câmara Federal
15 de setembro de 2021


CDL-VR adere à campanha de combate a violência doméstica

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) aderiu à campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos Direitos Humanos (SMIDH). Agora, qualquer pessoa, que sofre algum tipo de violência e pedir ajuda na CDL, poderá receber o acolhimento, dentro do que prevê a campanha, que tem como objetivo identificar por meio de “X” feito na mão, vítimas que não podem falar verbalmente no momento sobre o que estão passando. No caso daquelas, que relatarem algum tipo violência, os funcionários da CDL estão capacitados a ligarem para os órgãos de segurança especializados para buscar ajuda e dar o apoio necessário.

Segundo a diretora social da CDL, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha, o objetivo de se fazer essa parceria, é unir forças no combate à violência doméstica, crescente no país. “Nossa casa recebe dezenas de pessoas todos os dias e a Prefeitura viu como um ponto de apoio necessário à campanha. Nós, também entendemos que a nossa entidade tem seu papel social de ajudar em campanhas de conscientização, como essa, que visa combater a violência”, afirmou. A CDL Volta Redonda já está colocando cartaz na sua sede e também enviando por email marketing aos associados e vai fazer uma divulgação do novo serviço em suas redes sociais.

A CDL reforça que os telefones de denúncias são o 180, Central de Atendimento à Mulher, e o 190, da Polícia Militar. “Qualquer pessoa que presenciar, ouvir ou souber de uma vítima de violência, pode fazer a denúncia, que o anonimato é garantido. O importante é ajudar essas vítimas”, acrescentou. A Campanha do Sinal Vermelho foi lançada no ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

COMO VAI FUNCIONAR
✅ O funcionário do estabelecimento deve agir com rapidez, acolhimento e discrição.
✅ Se possível, anotar os dados da vítima: nome completo, endereço, CPF e/ ou registro de identidade e telefone.
✅ Ligar para o 190 e acione a Polícia Militar.
✅ Se a mulher tiver que deixar o local, repasse os dados para a polícia.

SOBRE A CAMPANHA SINAL VERMLEHO

A campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, que define o programa como uma das medidas de combate à violência contra a mulher, agora é lei federal, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em julho deste ano.
A letra X escrita na mão da mulher, de preferência na cor vermelha, funciona como um sinal de denúncia de forma silenciosa e discreta de situação de violência. A ideia é de quem perceber esse sinal na mão de uma mulher que procure a polícia para identificar o agressor.
Com a sanção da Lei, os Poderes Executivo e Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e os órgãos de segurança pública poderão fazer parceria com estabelecimentos comerciais privados para a promoção e realização do programa “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” para ajudar a mulher vítima de violência. A medida já conta com o apoio de mais de 10 mil farmácias pelo país e recentemente recebeu a adesão formal do Banco do Brasil.
A nova legislação também altera a modalidade da pena da lesão corporal simples cometida contra a mulher por razões da condição do sexo feminino e cria o tipo penal de violência psicológica contra a mulher.

*Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *