Pistola com ‘kit rajada’ é apreendida e dupla é detida no Jardim Belmonte, em Volta Redonda
27 de janeiro de 2022
Flamengo mandará todos os jogos do Carioca no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda
27 de janeiro de 2022


Barra Mansa intensifica combate ao Aedes aegypti com carro fumacê

Veículo percorre ruas da cidade no início da manhã e no final da tarde, pois é quando fica mais ativo o vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, segue com os trabalhos de combate ao Aedes aegypti, que é o vetor da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela em áreas urbanas. O serviço de fumacê está percorrendo diversos bairros na parte da manhã e à tarde, a fim de evitar a proliferação de larvas do mosquito e eliminar os que já estão contaminados.
Nesta semana os bairros que já foram contemplados são: Jardim Central, Vila Coringa, Santa Rosa, Vila Orlandélia, São Vicente, Santa Isabel, Vale do Paraíba, Cotiara, Verbo Divino, Morro do Cruzeiro, Abelhas I e II, Apóstolo Paulo, Monte Cristo, Vila Independência, Jardim América, São Vicente, Jardim Boa Vista e Rua Ary Parreira.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Marcos, o carro tem percorrido os bairros diariamente, porém, o serviço pode ser interrompido de acordo com as condições climáticas. “A ação do fumacê não substitui a responsabilidade do morador em monitorar a própria casa para evitar possíveis criadouros. Informamos ainda, que esse trabalho com o carro pode ser interrompido em caso de chuva”, esclareceu.
O supervisor de equipes do setor de zoonoses, Rodrigo Cortes, aproveitou para orientar como a população deve agir durante a passagem do carro fumacê.
“No momento que este trabalho está sendo realizado, é importante que as pessoas abram as portas e janelas das casas. O serviço ocorre sempre no início da manhã e no final da tarde, pois é quando o mosquito está mais ativo, já que ele não gosta de temperaturas muito quentes. Começamos por volta das 7h e encerramos no máximo às 10h. À tarde nós voltamos a partir das 16h”, explicou.
O veneno utilizado também atua no combate aos insetos do gênero Culex, representados pelo pernilongo comum, por isso a importância de manter as residências abertas.
Segundo a programação, os próximos bairros que vão receber a ação do carro fumacê são: Getúlio Vargas, Avenida Presidente Kennedy e parte alta do Ano Bom, Santa Clara, São Pedro, Goiabal, Santa Lúcia, Boa Sorte, Piteiras, São Genaro, São Luís e Nova Esperança. Foto: Chico de Assis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *