Guarda Municipal recupera bicicleta furtada, em Valença (RJ)
13 de março de 2022
Volta Redonda inicia aplicação da segunda dose da Pfizer pediátrica
13 de março de 2022


Parceria entre prefeitura e INSS beneficia moradores em Volta Redonda

SUBPREFEITURA VOLTA REDONDA

Acordo técnico permite oferta de serviços do instituto na Subprefeitura do Retiro

A senhora Lana Cruz Bonfim Molica, de 61 anos, moradora do bairro Volta Grande, é a primeira pessoa beneficiada com a concessão de aposentadoria conquistada através da parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Subprefeitura do Retiro, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Através do acordo técnico firmado entre as instituições, é oferecido atendimento de serviços do órgão federal na autarquia municipal localizada no bairro Retiro. Lana conta que resolveu procurar a subprefeitura depois de ver uma reportagem na internet, falando sobre o início da oferta dos serviços do instituto na autarquia municipal.

“Foi a primeira vez que vim à subprefeitura. Como já estava querendo dar entrada na aposentadoria, e vi a reportagem, aproveitei e vim para me informar. Fui muito bem atendida, esclarecida. O Joelso (gerente responsável pelo setor do INSS na subprefeitura) deu entrada no processo e fui encaminhada para resolver o que faltava. Nesta semana já recebi a informação que já foi feita a carta de concessão, e estou só esperando chegar em casa para começar a receber, provavelmente no próximo mês”, contou agradecida a senhora Lana.

Joelso Dias Rodrigues, gerente responsável pelo setor do INSS na subprefeitura, explica que, assim como Lana, muitas pessoas procuram o atendimento relacionado ao INSS na subprefeitura. São cerca de 30 por mês, segundo ele. E não só sobre aposentadoria, mas também atendimentos relacionados a serviços como cadastro para contribuinte individual (autônomo, doméstica, entre outras categorias).

“Em relação à aposentadoria, por exemplo, é feita orientação sobre levantamento do tempo de contribuição, sobre toda a documentação que é digitalizada e autenticada pela nossa equipe. A partir daí, é realizada a entrada do processo no sistema e envio para o INSS, tudo de forma eletrônica”, explicou.

O coordenador da Subprefeitura do Retiro, Jorge Ricardo Silva, o Jorginho, conta que o trabalho realizado pela subprefeitura em parceria com o INSS é feito no intuito de ajudar a população em serviços que são gratuitos, mas que muitas vezes, por desconhecimento do cidadão, são pagos a profissionais que trabalham nesse ramo previdenciário.

“É bom para a população e para o INSS, que desafoga a fila, o acordo técnico é para isso também. Que a população continue procurando e que a gente possa ajudar mais, sendo um instrumento para eles”, afirmou Jorginho.

O atendimento na Subprefeitura do Retiro é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A orientação para quem for procurar os serviços do INSS é que leve documentos pessoais e a carteira de trabalho. Caso a pessoa tenha cadastro no site do Governo Federal (gov.br), é possível fazer pesquisa do tempo necessário para aposentar. Se a pessoa não tiver o cadastro, a equipe da subprefeitura está à disposição para auxiliar.

“Facilita muito. Conheço várias pessoas que não têm acesso, dizem que é preciso procurar um advogado, alguém que saiba. Também tem o aplicativo Meu INSS, mas tem pessoas que não tem facilidade em usar. Recomendo que venham à subprefeitura, vão ser bem atendidas, informadas”, disse a senhora Lana Cruz.

Fotos: Geraldo Gonçalves/Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *